INGREDIENTES

O que é o Tucupi? Conheça este ingrediente derivado da mandioca!

tucupi-amarelo

Você já ouviu falar sobre o tacacá? Ou já provou alguma vez na vida o famoso Pato no Tucupi?

Ambos são pratos típicos da região da Amazônia que levam na sua composição esse delicioso caldo de cor amarelada que trará para as suas receitas um toque de acidez.

De herança indígena, o Tucupi é extraído do alimento que faz parte da dieta básica das famílias na região norte do Brasil, a mandioca!

No decorrer da produção da farinha de mandioca, há o processo de extração da manipueira, que é um líquido residual das raízes que são prensadas. E, é desse líquido que se forma o Tucupi. 

Nesse artigo preparamos para vocês dicas especiais de algumas receitas deliciosas e como se produz esse ingrediente da Amazônia. Aproveite a leitura!

Mandioca
Imagem- Canva Pro

Como é feito o Tucupi?

Ele é derivado especificamente da Mandioca Brava, que possui alto teor de cianeto e por isso é considerada venenosa. Mas, tenha calma! Comê-lo não é perigoso! 

Esse ingrediente passa por um processo específico para retirar essa substância venenosa. 

Como citamos, a manipueira é um líquido que resta depois que a mandioca é ralada e prensada. Este líquido passa pelo procedimento de decantação do amido, por cerca de 2 dias, que logo após é retirado.  Posteriormente, se inicia o processo de fermentação natural. 

Depois de fermentado, o caldo passa pelo processo de cozimento com alguns temperos, e o resultado final é o saboroso Tucupi.

Mas, você sabia que além do tradicional de cor amarela também existe o Tucupi Preto?

Continue lendo o artigo e descubra sobre a variação desse ingrediente da Amazônia que também compõe receitas maravilhosas!

O que é o Tucupi Preto?

tucupi-preto
Tucupi Preto

Também conhecido como Manibé, ele consiste na redução do Tucupi tradicional. 

Sem a incorporação de qualquer aditivo artificial, o Tucupi Preto ganha essa coloração escura durante sua fabricação, que decorre de um longo processo de cozimento. 

O resultado é um caldo natural com textura de melaço e um sabor umami (o quinto sabor do paladar), ou seja, inclui a presença do doce, salgado, azedo e amargo ao mesmo tempo. Uma experiência gastronômica surreal!

Cada dia mais apreciado por chefs da gastronomia, o Tucupi Negro está sendo muito utilizado em receitas como um substituto do molho shoyu, muito presente na culinária oriental.

Outro fato super interessante é que os indígenas utilizavam o Tucupi Preto não só como tempero, mas também para conservar as carnes de caça. 

Descubra agora algumas receitas deliciosas com esse ingrediente de sabor único!

tacacá
Tacacá Imagem Canva Pro

Receitas deliciosas com esse ingrediente da Amazônia!

Você já comeu Tacacá? Essa é uma receita super apreciada e conhecida na região norte do nosso país. 

Esse delicioso caldo tem como ingredientes principais: o tucupi, goma de mandioca, folhas de jambu e camarões secos. Ele costuma ser servido em uma cumbuca super quente. 

Outro prato super saboroso que você não pode deixar de fazer na sua casa é o frango no tucupi

A receita original é feita com carne de pato, contudo, por ser uma carne mais cara e difícil de ser encontrar no mercado, o frango se tornou um bom substituto. 

Com apenas cinco ingredientes você consegue preparar essa receita digna de MasterChef! 

Além disso, não se esqueça de conferir nossa sessão de Receitas da Amazônia. Lá você também aprenderá como preparar uma massa ao molho cremoso de cogumelo com tucupi preto e jambu.

Massa com molho de Tucupi Preto

Gostou do nosso conteúdo? Ficou com vontade de provar esses pratos? 

Então clique agora no botão abaixo e confira todos os nossos produtos desse ingrediente cheio de sabor! 

Uma ideia sobre “O que é o Tucupi? Conheça este ingrediente derivado da mandioca!

  1. Aldo disse:

    Aprendi muito sobre o Tucupi, nem sabia que o preto existia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *