Seja um agente da restauração ambiental financiando o plantio e a manutenção de árvores na floresta Amazônica por agricultores familiares. Desta forma, garantimos um transformação sistêmica, restaurando o meio ambiente e viabilizando a transição do modelo agrícola tradicional, que degrada o ambiente, para um sistema alimentar regenerativo e sustentável.

Meu Pé de Árvore

A startup Meu Pé de Árvore possibilita um modelo de financiamento direcionado exclusivamente para a Bioeconomia Amazônica. Através de sua solução, foi possível criar um modelo que viabiliza a recuperação ambiental e o fortalecimento de agricultores familiares, de forma a estimular a produção agroecológica de alimentos e de produtos da Bioeconomia da região.

O Meu Pé de Árvore promove a recuperação de áreas degradadas na Amazônia. Isso é feito através da restauração de ecossistemas da região, a qual é realizada por meio da implementação de sistemas produtivos regenerativos. Esse modelo possibilita que pessoas/empresas possam investir no plantio de árvores realizadas por agricultores familiares parceiros.

Portanto, essa solução proporciona a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos para o mundo e indispensáveis para o Brasil, como fornecimento de água, sequestro de CO2, biodiversidade, fibras, recursos genéticos e culturais.

Como funciona

O valor investido por árvore corresponde ao pagamento pelas atividades de plantio e/ou de manutenção de uma árvore na floresta Amazônica por agricultores familiares, o que garante a recuperação tanto de áreas de preservação permanente (APPs), como o financiamento da transição de um modelo agrícola que degrada o ambiente para um sistema alimentar regenerativo e sustentável.

O financiador receberá um e-mail com os códigos das suas árvores, a localização geográfica e alguns dados da propriedade onde elas foram ou serão plantadas. A ideia é viabilizar que o investidor possa acompanhar de longe o crescimento da árvore investida. Os códigos garantem que você é o único investidor das suas árvores.

Transparência

O projeto do Meu Pé de Árvore está em um movimento rumo à sustentabilidade ambiental, assim como o flordejambu.com. Dessa forma, ao financiar o plantio e a manutenção de árvores na Amazônia, você estará contribuindo para viabilizar um projeto que poderá mudar o modo como olhamos para as nossas florestas e suas árvores, principalmente na Amazônia.

Se assim como nós, você acredita que é possível vivermos em um mundo sustentável e que as árvores são os grandes ativos, invista no plantio e/ou na manutenção de quantas árvores quiser. Dessa forma, você estará compensando sua pegada ambiental e investindo no seu futuro.

No entanto, queremos deixar claro que ao investir você estará nos ajudando a testar um novo modelo de negócios, viabilizando um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental, transformando a árvore em um ativo ambiental vivo e valioso.

Nós, do flordejambu.com não teremos com isso qualquer lucro ao disponibilizarmos em nosso site o investimento em árvores na Amazônia. Assim como o Meu Pé de Árvore, buscamos soluções que promovam a sustentabilidade, a floresta em pé, os pequenos produtores e a Amazônia. Dessa forma, acreditamos que a nossa parceria possa alcançar um maior número de pessoas comprometidas com o nosso planeta e que compreendam a importância de manter a floresta em pé.

PLANTE SUA ÁRVORE NA AMAZÔNIA E FAÇA PARTE DA MUDANÇA

Perguntas Frequentes

  • O que é o “Meu Pé de Árvore”? É uma startup que viabiliza a recuperação de áreas degradadas, através da restauração de ecossistemas na Amazônia com a implementação de sistemas produtivos regenerativos.

  • Como funciona? Você investe em uma árvore e esse valor investido corresponde ao pagamento pelas atividades de plantio e/ou de manutenção de uma árvore na Amazônia por agricultores familiares.

  • O que é Restauração Florestal? Prática que visa restabelecer o ecossistema local com a recomposição da cobertura vegetal nativa, de modo que ela seja a mais próxima da sua condição natural. Isso é feito por meio de plantios de mudas que buscam resgatar de forma gradual a biodiversidade, função ecológica e a sustentabilidade de determinada área ao longo do tempo. Os plantios podem ser implantados através de diferentes estratégias, como o sistema agroflorestal ou reflorestamento.
  • Quais são as etapas da restauração? Seleção de espécies, coleta e/ou aquisição de sementes e material propagativo, preparo de sementes, produção de mudas e expedição e plantio utilizando técnicas de acordo com análise das condições do ambiente. Por fim, é feita a manutenção e monitoramento da área até que a mesma tenha se estabelecido e não dependa mais da intervenção humana.

  • Onde minha árvore será plantada? As árvores serão plantadas por agricultores familiares em diferentes cidades do Estado de Rondônia. No entanto, os plantios iniciais serão realizados no município de Rolim de Moura e circunvizinhos, região que apresenta alto índice de desmatamento, onde mais de 85% da sua cobertura florestal original foi perdida.

  • Quem irá plantar minha árvore? As árvores serão plantadas por agricultores familiares já cadastrados e que buscam restaurar suas áreas degradadas. Inicialmente, os agricultores serão: Seu Roberto Fernandes, Solange Radins e Tiago Oliver.

  • Quando minha árvore será plantada? Os plantios ocorrem a partir de meados de novembro, quando as  chuvas na região se estabilizam, favorecendo o crescimento das árvores. No entanto, os plantios podem depender do desenvolvimento das mudas.

  • Como acompanho minha árvore? Você receberá um e-mail com os códigos das suas árvores, a localização geográfica e alguns dados da propriedade onde elas foram ou serão plantadas. Os códigos garantem que você é o único financiador das suas árvores.

  • Quais os benefícios de possuir uma árvore? Você estará contribuindo para a restauração ambiental em áreas na Amazônia, colaborando para a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais  e indispensáveis para a vida na Terra, como provisão de água, sequestro de CO2, polinizadores, biodiversidade, fibras, recursos genéticos e culturais, entre outros. Além disso, você estará gerando renda para agricultores familiares que dependem da floresta, fomentando a bioeconomia local da região.