Você já ouviu falar sobre o tacacá? Ou já provou alguma vez na vida o famoso Pato no Tucupi?
Ambos são pratos típicos da região da Amazônia que levam na sua composição esse delicioso caldo de cor amarelada que trará para as suas receitas um toque de acidez.
Mas afinal, o que é o tucupi amazônico? De herança indígena, o Tucupi é extraído do alimento que faz parte da dieta básica das famílias na região norte do Brasil, a mandioca!
No decorrer da produção da farinha de mandioca, há o processo de extração da manipueira, que é um líquido residual das raízes que são prensadas. E, é desse líquido que se forma o Tucupi.
Nesse artigo preparamos para vocês dicas especiais de algumas receitas deliciosas e como se produz esse ingrediente da Amazônia. Aproveite a leitura!
História e importância Cultural do tucupi
Para muitos povos indígenas da Amazônia, como os Tupinambás e os Mundurukus, o tucupi não é apenas um alimento, mas um símbolo de identidade cultural e um elo com suas tradições ancestrais.
A mandioca, planta da qual ele é extraído, é cultivada e utilizada por essas comunidades há séculos. O processo de sua produção envolve técnicas tradicionais passadas de geração em geração, refletindo um profundo conhecimento da botânica e da culinária local.
O tucupi é protagonista em diversas festividades e celebrações na Amazônia, sendo um ingrediente fundamental em pratos típicos da região.
Esses pratos, por exemplo, são tradicionalmente preparados durante o Círio de Nazaré, uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas do Brasil, realizada em Belém do Pará. Durante o Círio, o pato no tucupi é servido nas casas das famílias para celebrar a fé e a tradição.
Outro exemplo é o tacacá, uma iguaria servida em cuias nas ruas das cidades amazônicas, especialmente ao entardecer. O tacacá é feito com tucupi, goma de mandioca, jambu (uma erva amazônica que causa uma sensação de formigamento na boca) e camarões secos. Este prato é uma verdadeira expressão da cultura amazônica, integrando ingredientes locais e técnicas culinárias tradicionais.
Como é a produção de Tucupi?
O tucupi tradicional é derivado especificamente da Mandioca Brava, que possui alto teor de cianeto e por isso é considerada venenosa. Mas, tenha calma! Comê-lo não é perigoso!
Esse ingrediente da cultura amazônica passa por um processo específico para retirar essa substância venenosa.
Como citamos, a manipueira é um líquido que resta depois que a mandioca é ralada e prensada. Este líquido passa pelo procedimento de decantação do amido, por cerca de 2 dias, que logo após é retirado. Posteriormente, se inicia o processo de fermentação natural.
Depois de fermentado, o caldo passa pelo processo de cozimento com alguns temperos, e o resultado final é o saboroso Tucupi.
Mas, você sabia que além do tucupi amarelo também existe o Tucupi Preto?
Continue lendo o artigo e descubra sobre a variação desse ingrediente da Amazônia que também compõe receitas maravilhosas!
O que é o Tucupi Preto?
Também conhecido como Manibé, ele consiste na redução do Tucupi tradicional.
Sem a incorporação de qualquer aditivo artificial, o Tucupi Preto ganha essa coloração escura durante sua fabricação, que decorre de um longo processo de cozimento.
O resultado é um caldo natural com textura de melaço e um sabor umami (o quinto sabor do paladar), ou seja, inclui a presença do doce, salgado, azedo e amargo ao mesmo tempo. Uma experiência gastronômica surreal!
Cada dia mais apreciado por chefs da gastronomia, o Tucupi Negro está sendo muito utilizado em receitas como um substituto do molho shoyu, muito presente na culinária oriental.
Outro fato super interessante é que os indígenas utilizavam ele não só como tempero, mas também para conservar as carnes de caça.
Descubra agora algumas receitas deliciosas com esse ingrediente de sabor único!
Receitas com tucupi
Você já comeu Tacacá? Esse é um dos pratos típicos da Amazônia com tucupi, uma receita tradicional e super apreciada e conhecida na região norte do nosso país.
Esse delicioso caldo tem como ingredientes principais: o tucupi, goma de mandioca, folhas de jambu e camarões secos. Ele costuma ser servido em uma cumbuca super quente.
Outro prato super saboroso que você não pode deixar de fazer na sua casa é o frango no tucupi!
A receita original é feita com carne de pato, contudo, por ser uma carne mais cara e difícil de ser encontrar no mercado, o frango se tornou um bom substituto.
Com apenas cinco ingredientes você consegue preparar essa receita digna de MasterChef!
Ainda assim, muitos se perguntam….como usar o tucupi na culinária? Além de receitas tradicionais com tucupi, você tem total liberdade para usar esse ingredientes da melhor maneira possível! Já pensou em fazer um risoto com tucupi? Ou quem sabe um ceviche ou mesmo um lámen! As oportunidades são inúmeras.
Massa com molho de Tucupi
Ingredientes
- 300 ml de tucupi;
- 15g de manteiga;
- 15g de farinha de trigo;
- 200g de camarão rosa;
- 1 colher de sopa de suco limão Tahiti;
- Pimenta dedo de moça a gosto;
- Erva doce fresca a gosto;
- Sal a gosto;
- 150g de macarrão talharim ou espaguete.
Modo de preparo
- Aqueça a água do macarrão e tempere com sal. Assim que começar a ferver, acrescente o macarrão e deixe cozinhar até fica al dente;
- Em outra panela, aqueça o tucupi e reserve. Prepare o roux em uma frigideira (o roux é a junção do trigo e da manteiga). Assim que virar uma pasta, adicione o roux ao tucupi aquecido, acenda o fogo e deixe cozinhando até o molho ficar levemente cremoso;
- Hora de grelhar o camarão! Aqueça uma frigideira, adicione azeite e grelhe o camarão. Cuidado com o ponto do camarão.
- Macarrão pronto, adicione o molho e o camarão.
- Prontinho! Agora seja feliz!
Ceviche amazônico
Ingredientes
- 150g de filé de peixe branco (use o que for nativo da sua região);
- 100 ml de tucupi amarelo pronto;
- 30g de conserva de flor de jambu;
- 1/4 de cebola roxa;
- 1 colher de sopa de pimenta dedo de moça;
- Coentro a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
- Corte o peixe em cubos pequenos e reserve;
- Corte a cebola em julienne e pique a pimenta dedo de moça;
- Em um bolw, acrescente o peixe, a cebola e a pimenta;
- Adicione o tucupi, o coentro e o sal, e leve a mistura a geladeira e deixe o peixe cozinha na acidez do tucupi por 20 minutos;
- Acrescente a conserva de flor de jambu;
- Prontinho! Muito simples né?! Um Ceviche com a cara da Amazônia!
Não se esqueça de conferir nossa sessão de Receitas da Amazônia. Lá você também aprenderá como preparar uma massa ao molho cremoso de cogumelo com tucupi preto e jambu.
Gostou do nosso conteúdo? Ficou com vontade de provar esses pratos?
Então clique agora no botão abaixo e confira todos os nossos produtos desse ingrediente cheio de sabor!
Aprendi muito sobre o Tucupi, nem sabia que o preto existia.