Publicado em 2 comentários

Conheça a semente de cumaru e seu benefícios !

Palavra de origem Tupi, o Cumaru é uma árvore nativa da Amazônia. Mas, ela também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, como Colômbia e Peru. 

Uma de suas características mais marcantes é o perfume que suas flores e frutos exalam. Por esse motivo, a indústria de cosméticos usa sua essência para produzir maravilhosas fragrâncias. 

Outro detalhe interessante é que o mercado de móveis de luxo também cobiça muito sua madeira, pois é de excelente qualidade. 

Nesse artigo, você irá descobrir informações super curiosas sobre a semente de cumaru e seus benefícios para a saúde. Confira!

semente de cumaru e seus benefícios
semente de cumaru
Imagem Canva Pro

Fava tonka, a semente do Cumaru

Não é segredo para ninguém que o Brasil é uma fonte valiosa de riquezas naturais. Por essa razão, nossos recursos sempre foram um grande atrativo para países estrangeiros. 

A semente do cumaru, também conhecida como “Tonka”, é um desses recursos que já foi muito exportado para o exterior por seus benefícios medicinais. 

O fruto do cumaru, quando maduro, libera uma semente com textura oleosa e aroma forte semelhante à baunilha. A substância responsável por esse cheiro tão característico é a Cumarina.

Apesar de não ser muito fácil de encontrar, você pode comprar sementes de cumaru no nosso site Flor de Jambu que entrega para todo o Brasil.

baunilha brasileira
baunilha brasileira

Conheça os principais benefícios para a saúde

A árvore do cumaru é aproveitada como um todo. O extrato da casca, por exemplo, tem propriedades que inibem a contração da musculatura ajudando a aliviar cólicas no intestino e útero. 

Outra vantagem é que o óleo do cumaru também já foi muito usado para tratar doenças como tuberculose, úlceras e reumatismo. 

Além disso, o cumaru possui atributos antiinflamatórios e anti-asmáticos. Ou seja, auxilia em sintomas de sinusite, gripe, asma e bronquite. 

Por último, há uma curiosidade que não podemos deixar de citar! As sementes do cumaru, quando passam pelo processo de fermentação, são usadas pela medicina natural como tratamento para picadas de serpentes ou feridas na pele. 

semente de cumaru e seus benefícios
semente de cumaru

Cumaru, a baunilha da amazônia

Como citamos, o odor particular dessa árvore se dá por conta da presença da Cumarina. Na culinária, por exemplo, sua essência é excelente para substituir a baunilha na hora de flavorizar algumas receitas. 

Aliás, uma dica preciosa para chefs de cozinha que gostam de inovar em seus pratos é perfumar sobremesas doces com suas sementes. 

Ademais, a indústria farmacêutica utiliza da cumarina para amenizar cheiros fortes de alguns medicamentos.  E, apesar de não ser mais comum, o mercado do tabaco e charutos também era um apreciador dessa substância do cumaru que agrada a muitos. 

Outro fato interessante é que empresas como a Natura e L’occitane possuem perfumes  com essa essência, também conhecida como “baunilha da amazônia”

Cuidados ao consumir a semente do Cumaru

A Cumarina é um tipo de toxina que, quando não usada moderadamente, pode ter consequências negativas. Por isso, é preciso tomar tanto no uso em alimentos, como em cosméticos.

O óleo do Cumaru, por exemplo, não tem indicação para qualquer tipo de tratamento envolvendo aromaterapia. Da mesma forma, aplicá-lo diretamente na pele pode causar terríveis irritações. 

Mas, fique tranquilo! Somente em altíssimas doses é que essa substância tem potencial de causar alguma reação. 

Há muitos alimentos que já fazem parte do nosso cotidiano, como a canela, que possuem cumarina em sua composição e não trazem nenhum malefício à saúde. 

Além disso, adicionar o cumaru em suas receitas pode ser feito de forma muito simples. Uma ótima dica é ralar uma fava (semente) inteira e infusionar em água ou leite. Depois, é só utilizar essa base aromatizada para saborizar sua sobremesa.

Quer aprender como fazer um mousse de chocolate e um curau com cumaru? Acesse agora mesmo nossa seção Receitas da Amazônia e confira!

Não se esqueça também de conhecer nosso Kit Gim da Amazônia para você fazer deliciosos drinks perfumados com esse maravilhoso ingrediente.  

kit gin pimenta rosa, cranberry e cumaru
Kit Gin Cumaru

2 comentários sobre “Conheça a semente de cumaru e seu benefícios !

  1. Por gentileza,gostaria de uma receita para fazer extrato ou essência de Cumaru com Vodka;não sei a quantidade e forma de armazenamento para depois usar em bolos e doces.
    Agradeço se puderem me ajudar.

    1. Olá Thereza! Nossa sugestão de receita para fazer um extrato de cumaru é a seguinte: para cada 250 ml de Vodka, utilize 5 sementes de cumaru cortadas. Armazene em um pote de vidro com tampa e deixe descansando de 5 a 6 meses. Espero que eu tenha te ajudado. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.