CULTURA, INGREDIENTES

Descubra os principais benefícios do café de açaí

café de açaí onde comprar

Você já deve ter experimentado alguma vez na vida o açaí, correto? Extremamente nutritivo, ele é uma ótima fonte de energia. Mas, você sabe quais os principais benefícios do café de açaí? 

Ainda não?? Nunca provou desse café? Então, calma que nós vamos te explicar tudinho sobre esta nova variedade que está conquistando os amantes desta bebida. 

Continue lendo o artigo e descubra como o café de açaí , além de ajudar o meio ambiente, está sendo um maravilhoso substituto para aqueles que têm problemas com a cafeína. Vem conferir! 

Café de açaí? Que novidade é essa?

Se você já acompanha nosso trabalho, sabe que nós apoiamos a gastronomia sustentável . Afinal, ela é uma prática importantíssima que visa o reaproveitamento de sobras orgânicas que vão parar, na maioria das vezes, no lixo. 

Talvez você não saiba, mas a produção do café de açaí é uma excelente forma de aproveitamento do caroço desta fruta que é comumente descartada. 

Por isso, agricultores da região do Pará resolveram reaproveitar esta parte do açaí que sempre virou lixo para produzir uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros: o café! Clique aqui e saiba mais sobre a origem do café.

Você já ouviu falar que a necessidade é o maior combustível para encontrar soluções?

Pois é… além de suprir uma necessidade, a falta do café tradicional em regiões do interior do Pará, os pioneiros deste produto também solucionaram o problema do excesso de resíduos na extração do açaí. 

Agora, além dos cafés amazônicos tradicionais, como o café arábica e o café robusta , tem também o café do caroço do açaí.

Curiosidades sobre o caroço do açaí

O açaí, por suas incríveis propriedades antioxidantes, está se popularizando cada dia mais e ganhando, inclusive, o mercado internacional. 

Alimento básico no dia a dia dos nortistas, a extração desta fruta sempre gerou preocupação, pois a quantidade de resíduos gerados com os caroços é muito alta. 

Mas, um fator importante que não estava sendo levado em consideração é que o caroço de açaí possui muitas fibras, como a inulina. Além de conter poucas calorias, esses compostos vegetais são excelentes para ajudar a regularizar seu sistema digestivo. 

Por isso, se você sofre com o intestino preso, experimente incluir o café do caroço de açaí na sua dieta e observe sua saúde intestinal tendo uma melhora significativa. 

E não é só isso! Muita gente pergunta se esse café de açaí serve para diabetes. Bom, a presença das fibras também auxiliam no controle do índice glicêmico, e por esse motivo é uma boa opção para os diabéticos. Confira abaixo mais alguns benefícios!

café de açaí coado
Café de Açaí

Benefícios do café de açaí

Antes de citar qualquer efeito benéfico para saúde, precisamos frisar que este produto não possui cafeína. Fato considerado por muitos, um grande benefício do café de açaí .

Afinal, a cafeína, apesar de ser um ótimo estimulante, causa o famoso efeito rebote quando consumida em excesso. 

Após o consumo do café tradicional, seu sistema nervoso sofre um grande estímulo. Mas, quando o efeito acaba, seus níveis de energia caem drasticamente e você se sente muito mais cansado do que antes. 

Algo que não acontece com o café de açaí. Apesar de não ter o mesmo efeito estimulante, este produto tem muito mais benefícios como a presença dos compostos fenólicos, também chamados de flavonoides.

Suas propriedades antioxidantes fazem com que estes compostos sejam excelentes para combater a ação dos radicais livres e evitar, por exemplo, doenças cardiovasculares. 

Além disso, a farinha moída feita do caroço de açaí também possui o famoso Ômega 3. Muito consumido em cápsula, este composto costuma ser recomendado para quem precisa controlar a glicemia e reduzir os níveis de colesterol. 

Fora isso, o Ômega 3 possui um poderoso efeito anti inflamatório que auxilia nas funções cerebrais melhorando sua disposição, aumentando sua concentração e prevenindo problemas de memória, como o Alzheimer. 

Interessante, não é mesmo?

Aliás, um detalhe interessante é que por passar pelos mesmos processos de produção, os caroços moídos de açaí possuem certa semelhança com o sabor do café. Pode ser que você ache um pouquinho mais amargo, mas ainda sim é uma delícia. 

Ficou com vontade de experimentar esta exótica variedade do café? 

Então clique agora no botão abaixo e compre já o seu! 

3 comentários em “Descubra os principais benefícios do café de açaí

  1. Deigue disse:

    Vcs compraram caroço do açaí ?

  2. Eliane luzia ferreira disse:

    Esperia Mete e muito bom só difícil aseso

  3. Maria da Graça dos Santos disse:

    Na natureza, nada se perde tudo se transforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *