Como funciona a Gastronomia Sustentável?
Você já ouviu falar de Gastronomia Sustentável? Esse conceito, relativamente recente, nos faz refletir e mudar hábitos para diminuir de forma significativa a quantidade de lixo orgânico que produzimos.
Segundo dados da ONU, no ano de 2019, mais de 930 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçadas no mundo.
Além disso, há uma estimativa de que 17% de toda a comida produzida no planeta para o consumo é descartada.
Valores que não batem quando pensamos no fato de que aproximadamente 811 milhões de pessoas passaram fome no primeiro ano da pandemia, de acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization)
Essa realidade extremamente preocupante possui soluções, e uma delas é a Gastronomia Sustentável!
Quer saber como embarcar nessa nova tendência e ajudar o meio ambiente? Continue lendo esse artigo e descubra!
Sustentabilidade na Gastronomia
A palavra sustentabilidade, de acordo com o sociólogo Reinaldo Dias, é uma forma inteligente de lidar com os recursos para que eles não faltem no futuro.
Ou seja, é uma decisão que tomamos hoje pensando a longo prazo, pois são as próximas gerações que sofrerão com a falta daquilo que estamos desperdiçando.
Na gastronomia, falar de sustentabilidade é falar sobre a origem dos alimentos e o caminho que eles percorrem até chegar a sua mesa.
Você já parou para pensar porque as pessoas estão cada vez mais buscando por uma alimentação saudável?
Essa decisão, muitas vezes, não está somente relacionada à saúde pessoal, mas também está ligada com a preservação do meio ambiente.
Entenda essa nova tendência!
Há alguns pilares que precisamos destacar para entender sobre essa tendência no universo gastronômico:
- O não desperdício;
- O aproveitamento total dos alimentos;
- O consumo de alimentos orgânicos provenientes de pequenos produtores.
Os três tópicos acima estão interligados e sua prática constante promove uma alimentação mais saudável e uma cozinha mais sustentável!
Excelentes exemplos de chefs renomados que já começaram a pôr em prática os fundamentos citados em seus próprios restaurantes são Helena Rizzo, Alex Atala, Paola Carosella e Bel Gil.
Além de elaborarem deliciosas receitas utilizando os “restos” dos alimentos, aquilo que é lixo vai direto para a compostagem.
Modelos de negócio que estão apostando em práticas sustentáveis não estão só cumprindo com deveres sociais e ambientais, mas também estão ganhando destaque competitivo no mercado.
Como funciona a Gastronomia Sustentável?
As atividades agrícolas são as maiores culpadas pelo desmatamento no Brasil, principalmente da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.
Além disso, o uso extremo de agrotóxicos, regulado por lei, só aumentou nos últimos anos, gerando grande preocupação por parte da população que entende sobre os riscos que isso traz à nossa saúde.
Na tentativa de amenizar as consequências negativas dessas situações, a gastronomia sustentável propõe:
- O consumo de alimentos orgânicos, sejam eles provenientes de hortas comunitárias ou de pequenos produtores locais;
- Preparação de receitas que utilizam o alimento completo. Há vários preparos simples de fazer, principalmente com frutas, verduras e legumes, que te permitem o aproveitamento integral.
- Optar por produtos regionais e usufruir mais de receitas sazonais. Além de estimular o desenvolvimento da produção local e respeitar as fases e etapas naturais dos alimentos, você também estará contribuindo para a diminuição da poluição causada durante o transporte.
- Praticar a reciclagem e a compostagem. Somente 1% de todo o lixo orgânico produzido no Brasil é reaproveitado.
Além de tudo, a preocupação em otimizar o uso da água, gás e energia também são medidas que ajudam muito o meio ambiente e tornam sua casa, ou restaurante, um local mais sustentável.
Reduza, recicle e reutilize! Vamos criar novos hábitos para que possamos contribuir para um futuro mais saudável.