Publicado em Deixe um comentário

O Jambu faz bem para a saúde?

flor de jambu treme

Você já experimentou o jambu em alguma receita? 

Se sim, com certeza você deve ter sentindo uma leve dormência na boca. Isso porque ele possui uma substância chamada espilantol, que é a responsável por esta sensação.

Também conhecido como agrião da amazônia, agrião do pará, agrião bravo, entre outras denominações, o jambu é uma planta super versátil que, além de estar presente em práticos típicos do norte como o tacacá e o pato no tucupi, também é utilizado para fazer sobremesas e cachaças. 

O sabor de suas folhas lembram um pouco o agrião, apesar de ser mais amargo e com sabor mais forte. 

Além do seu uso na gastronomia, o jambu também sempre fez parte da medicina natural dos povos nativos da amazônia por possuir propriedades incríveis para a saúde. Vem com a gente conhecer os principais benefícios!

O jambu faz bem para saúde?

A resposta é sim! Você vai se surpreender com os benefícios que esta planta pode proporcionar para o seu corpo! 

Assim como o cupuaçu, o jambu possui Vitamina C, excelente contra os radicais livres que são moléculas responsáveis por doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Aliás, esta vitamina também pode ajudar caso suas unhas e cabelos estejam quebradiços.

Além disso, os indígenas sempre tiveram o costume de utilizá-lo para o alívio de dores de garganta, tosse e até mesmo para amenizar dor de dente. Caso queira usar o jambu para este fim, sempre procure orientação de um especialista em fitoterapia. 

Outro benefício do jambu é que ele pode te ajudar a desinchar, pois ele possui propriedades diuréticas. Por isso, caso você esteja sofrendo com retenção de líquidos, fazer um chá das suas folhas pode ser uma excelente opção. Mas, cuidado com os exageros!

A única contra-indicação que há para o consumo do jambu é para as gestantes, pois esta planta pode causar cólicas e estimular contrações. Então, se você estiver grávida ou com alguma suspeita, é melhor evitar!

Jambu é afrodisíaco? 

Esta é uma pergunta muito comum em relação a esta planta da amazônia! Por que será? 

Bom, se você está procurando por uma substância natural que possa estimular a produção de testosterona e aumentar a libido, acabou de achar!

Esta plantinha possui efeito bastante afrodisíaco e pode adicionar um “picância” na sua vida sexual. Não é à toa que existem alguns produtos, como o “Tremidão”, que são extratos concentrados de jambu que podem ser utilizados tanto nos alimentos, como no próprio corpo. 

Este extrato ajuda na lubrificação natural, pode causar formigamento, além de uma leve dormência no local aplicado. Uma experiência sensorial incrível que você precisa experimentar!

óleo de jambu

O uso deste ingrediente na culinária!

Você não vai acreditar, mas até pizza de jambu existe! Como já citamos, o uso do jambu na gastronomia é bem variado!

Se um dia você visitar o Pará, não deixe de experimentar a cachaça de jambu. Fora a sensação única que você vai sentir na boca, esta bebida é uma delícia! 

cachaça de jambu meu garoto

Suas folhas também são utilizadas em diversos tipos de saladas, sopas e na preparação de molhos. Você pode optar por consumi-las cruas ou em algum refogado.

Lembrando que a substância do espilantol que causa uma leve ardência e formigamento é mais presente na flor de jambu e não nas suas folhas. 

Gostou de descobrir um pouco mais sobre o jambu?? 

Então clique no botão abaixo e conheça todos os nossos produtos feitos desta planta da Amazônia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.