Publicado em Deixe um comentário

Você já ouviu falar da fruta Muruci?

muruci fruta

Se a resposta for não, então deixa eu te contar os outros nomes que o muruci tem ao redor do Brasil: murici-da-praia, murici-amarelo, murici-da-serra, murici-do-brejo, murici-da-mata, fruta de jacu, entre outras muitas denominações. 

Apesar de ser encontrada de norte a sul do Brasil, o muruci é muito comum na região amazônica. Isso porque, sua árvore, o muricizeiro, se adapta muito bem em locais úmidos e próximos à água. 

Iguais as uvas, o murici costuma dar em cachos. Além de poder ser consumida in natura, ela é muito utilizada em receitas de sobremesas e sucos. 

Neste artigo, você encontrará curiosidades sobre esta fruta considerada exótica por muitos, e ainda irá se surpreender com seus inúmeros benefícios para a saúde!

Vem conferir!

Curiosidades sobre o Muruci

De tamanho pequeno, cor amarela e sabor bem azedinho, as propriedades medicinais do murici já eram de conhecimento dos indígenas desde a época da chegada dos europeus no Brasil. 

Parente próximo da acerola, o sabor único desta fruta já conquistou vários cozinheiros renomados. Até brigadeiro de murici você irá encontrar!

Nas regiões norte e nordeste, principalmente em locais mais carentes, se utiliza a polpa do muruci para tornar os pratos mais nutritivos. Afinal, esta fruta é rica em gorduras e carboidratos, o que a torna uma excelente fonte de energia. 

Além disso, as folhas do muricizeiro também são utilizadas para fins medicinais tanto para aliviar sintomas da bronquite e faringite, como a tosse, bem como para o intestino, pois ela é considerada um laxante natural. 

muruci-fruta-amazônica-flor-de-jambu
Muruci
Imagem Canva Pro

Conheça os benefícios do Muruci

Bastante reconhecida por ser um excelente “remédio” para distúrbios respiratórios, o murici também contém muita vitamina C, composto essencial para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. 

Além de amenizar a tosse, como já citamos, esta fruta também ajuda a aliviar dores de garganta, e até mesmo a diminuir a febre. 

Aliada com a vitamina C, os polifenóis contidos no murici possuem efeitos antioxidantes, e também promovem a saúde da nossa pele, prorrogando o envelhecimento.

Aliás, outro fato importante é que por ser uma fonte de ferro, o murici também é benéfico para pessoas anêmicas. 

Agora, se você já ouviu falar que esta fruta é ótima para dar um trato no intestino, você ouviu certo! Por ser uma fonte de fibras, ele é excelente para quem sofre com prisão de ventre.

Inclusive, um fato interessante é que por ajudar a regular as funções do intestino, o murici também é excelente como tratamento complementar para hemorroidas.  

O Murici na culinária

Como falamos, esta fruta é excelente para dar um toque de acidez em receitas doces. Por isso, você pode experimentar fazer um mousse, creme, pudim, e até mesmo um bolo de murici. Fugir um pouco do convencional sempre é uma ótima opção!

Por acaso, você já experimentou geleia de murici ? Se a resposta for não, você não sabe o que está perdendo! Nossos parceiros do Manioca produzem a melhor geleia que vocês irão provar!

Inclusive, a geleia de murici está incluída no nosso Kit de Natal 2 de produtos da Amazônia. Que tal surpreender seus familiares com uma lembrança gastronômica super gostosa e inovadora?

kit-natal-amazônico-flor-de-jambu
Kit e Natal 2

Quer conferir todos os nossos kits natalinos para dar de presente para alguém especial?? Então clique agora no botão abaixo e garanto o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.