INGREDIENTES

Cupuaçu na gravidez? Conheça os principais benefícios!

cupuaçu_na_gravidez

Com a popularização nacional desta fruta da Amazônia, uma dúvida que tem surgido entre as futuras mamães é: cupuaçu na gravidez faz bem?

Sabemos que no período de gestação é necessário uma preocupação maior em relação à ingestão de vitaminas e minerais que vão garantir a saúde do bebê, e da mãe. 

Por isso, é preciso um acompanhamento nutricional para conhecer os melhores alimentos que precisam ser consumidos diariamente, e aqueles que as mulheres devem evitar. 

Nesta matéria, vamos te mostrar as principais propriedades desta fruta típica do norte do Brasil e quais as vantagens do cupuaçu para as grávidas! 

Vem conferir!

Curiosidades sobre o Cupuaçu

Você sabia que o cupuaçuzeiro (árvore que dá o cupuaçu) é “parente” do cacaueiro?

Cultivada em grande parte da Amazônia, e também em alguns estados do Nordeste, o cupuaçu possui uma polpa extremamente rica em vitaminas.

Além disso, seu aroma intenso e sabor azedinho dão um excelente contraste com receitas doces. Não é à toa que o bombom de cupuaçu é tão conhecido por todo o Brasil. 

Mas, por ser um alimento que ainda está sendo descoberto por muitas pessoas, há algumas dúvidas em relação aos seus benefícios e a quantidade que deve ser consumida por dia.

trufa cupuaçu
Bombom de Cupuaçu

Cupuaçu na gravidez faz bem ou faz mal?

A resposta é: faz muito bem!! E você quer saber o porquê? 

Porque cupuaçu é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, ferro, cálcio, além de conter muitas fibras. Ou seja, quase tudo o que uma grávida precisa para ter uma gestação saudável. 

Aliás, existem pesquisas científicas que exploram sobre o uso do cupuaçu e do camu camu para o tratamento de hipertensão no período da gravidez. 

Para prevenir a pré-eclâmpsia, problema que muitas mulheres enfrentam neste período, alguns estudos comprovam que essas duas frutas da amazônia auxiliam no controle da pressão alta de gestantes.

Além disso, essa é uma excelente opção de tratamento para as grávidas que moram na região da Amazônia e têm menor poder aquisitivo. Afinal, o cupuaçu e o camu camu possuem preços mais acessíveis nesta região. 

cupuaçu_flor_de_jambu
Cupuaçu

Cupuaçu na gravidez: principais benefícios

Cálcio

Você sabia que o cálcio é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos ossos do bebê? 

Como já citamos, uma das propriedades vantajosas do cupuaçu é a presença do cálcio. Além de auxiliar na formação óssea, ele também influencia na produção do leite da mamãe. 

Vitamina C

Outro benefício super importante desta fruta amazônica é a Vitamina C, que combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico da mãe e do bebê. 

E você deve estar se perguntando o porquê?

Porque a baixa ingestão desta vitamina pode afetar no desenvolvimento cognitivo da criança, além de atrapalhar no fortalecimento das cartilagens e tendões. 

Além disso, a Vitamina C também ajuda o nosso organismo a absorver o Ferro, mineral essencial que combate a anemia. 

Ferro

No período de gestação, a mulher precisa aumentar seu consumo de alimentos ricos em ferro para auxiliar na produção de hemoglobina de forma eficiente. 

E qual sua principal função?

A hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, tem a missão de transportar o oxigênio para todo o nosso organismo. 

Por isso, a deficiência deste mineral pode causar fadiga, cansaço excessivo, taquicardia, dores de cabeça, enfraquecimento do cabelo, entre outros sintomas. 

Vitaminas do Complexo B

Estas vitaminas são muito importantes, principalmente nos primeiros meses de gestação, pois elas ajudam na formação do sistema nervoso, do cérebro e da medula espinhal da criança. 

Por esse motivo, a primeira etapa da gravidez é um período tão delicado e precisa de atenção redobrada. 

O consumo do cupuaçu pode ajudar muito a melhorar sua saúde e manter em dia a quantidade de vitaminas necessárias para o seu corpo!

Mas, sempre consulte um médico! Afinal, às vezes se faz necessário o uso de alguma complementação.

Curtiu este conteúdo?? 

Então acesse nosso Blog e confira outros artigos super interessantes sobre ingredientes da Amazônia!

Também não deixe de conhecer todos os nossos produtos feitos com essa fruta que é uma delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *