Com a popularização nacional desta fruta da Amazônia, uma dúvida que tem surgido entre as futuras mamães é: cupuaçu na gravidez faz bem?
Sabemos que no período de gestação é necessário uma preocupação maior em relação à ingestão de vitaminas e minerais que vão garantir a saúde do bebê, e da mãe.
Por isso, é preciso um acompanhamento nutricional para conhecer os melhores alimentos que precisam ser consumidos diariamente, e aqueles que as mulheres devem evitar.
Nesta matéria, vamos te mostrar as principais propriedades desta fruta típica do norte do Brasil e quais as vantagens do cupuaçu para as grávidas!
Vem conferir!
Curiosidades sobre o Cupuaçu
Você sabia que o cupuaçuzeiro (árvore que dá o cupuaçu) é “parente” do cacaueiro?
Cultivada em grande parte da Amazônia, e também em alguns estados do Nordeste, o cupuaçu possui uma polpa extremamente rica em vitaminas.
Além disso, seu aroma intenso e sabor azedinho dão um excelente contraste com receitas doces. Não é à toa que o bombom de cupuaçu é tão conhecido por todo o Brasil.
Mas, por ser um alimento que ainda está sendo descoberto por muitas pessoas, há algumas dúvidas em relação aos seus benefícios e a quantidade que deve ser consumida por dia.
Cupuaçu na gravidez faz bem ou faz mal?
A resposta é: faz muito bem!! E você quer saber o porquê?
Porque cupuaçu é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, ferro, cálcio, além de conter muitas fibras. Ou seja, quase tudo o que uma grávida precisa para ter uma gestação saudável.
Aliás, existem pesquisas científicas que exploram sobre o uso do cupuaçu e do camu camu para o tratamento de hipertensão no período da gravidez.
Para prevenir a pré-eclâmpsia, problema que muitas mulheres enfrentam neste período, alguns estudos comprovam que essas duas frutas da amazônia auxiliam no controle da pressão alta de gestantes.
Além disso, essa é uma excelente opção de tratamento para as grávidas que moram na região da Amazônia e têm menor poder aquisitivo. Afinal, o cupuaçu e o camu camu possuem preços mais acessíveis nesta região.
Cupuaçu na gravidez: principais benefícios
Cálcio
Você sabia que o cálcio é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos ossos do bebê?
Como já citamos, uma das propriedades vantajosas do cupuaçu é a presença do cálcio. Além de auxiliar na formação óssea, ele também influencia na produção do leite da mamãe.
Vitamina C
Outro benefício super importante desta fruta amazônica é a Vitamina C, que combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico da mãe e do bebê.
E você deve estar se perguntando o porquê?
Porque a baixa ingestão desta vitamina pode afetar no desenvolvimento cognitivo da criança, além de atrapalhar no fortalecimento das cartilagens e tendões.
Além disso, a Vitamina C também ajuda o nosso organismo a absorver o Ferro, mineral essencial que combate a anemia.
Ferro
No período de gestação, a mulher precisa aumentar seu consumo de alimentos ricos em ferro para auxiliar na produção de hemoglobina de forma eficiente.
E qual sua principal função?
A hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, tem a missão de transportar o oxigênio para todo o nosso organismo.
Por isso, a deficiência deste mineral pode causar fadiga, cansaço excessivo, taquicardia, dores de cabeça, enfraquecimento do cabelo, entre outros sintomas.
Vitaminas do Complexo B
Estas vitaminas são muito importantes, principalmente nos primeiros meses de gestação, pois elas ajudam na formação do sistema nervoso, do cérebro e da medula espinhal da criança.
Por esse motivo, a primeira etapa da gravidez é um período tão delicado e precisa de atenção redobrada.
O consumo do cupuaçu pode ajudar muito a melhorar sua saúde e manter em dia a quantidade de vitaminas necessárias para o seu corpo!
Mas, sempre consulte um médico! Afinal, às vezes se faz necessário o uso de alguma complementação.
Curtiu este conteúdo??
Então acesse nosso Blog e confira outros artigos super interessantes sobre ingredientes da Amazônia!
Também não deixe de conhecer todos os nossos produtos feitos com essa fruta que é uma delícia!