Nossos Ingredientes

Açaí

O açaí (Euterpe oleracea) é um fruto de cor roxa nativo da Amazônia. Para ser consumido, a polpa de dezenas de frutos precisam ser extraídas. Quando consumido in natura, o açai possui sabor amargo. Na região norte, ele normalmente é consumido com farinha de tapioca ou de mandioca, sendo acompanhado de pratos salgados, como peixes ou carnes, por exemplo. No entanto, muitas pessoas tem o hábito de consumir açaí apenas com açucar, tirando o amargo original do fruto. Atualmente, o açai é consumido em todo Brasil, e em algumas regiões ele é misturado com guaraná e outras frutas. O açai é utilizado para fabricação de geleias, sorvetes, bebidas e doces.

Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanha do Brasil, é uma oleaginosa rica em selênio. A castanheira pode chegar a medir mais de 30 m, sendo assim, uma árvore amazônica de grande porte. Seu fruto, na verdade, é  um ouriço onde as sementes estão envolvidas. As sementes normalmente são consumidas “in natura”, mas também são utilizadas na composição de doces, geleias, chocolates, bombons biscoitos.

Cupuaçu

cupuaçu é uma fruta brasileira típica da região norte, azeda e com consistência aveludada. Do mesmo gênero do cacau (Theobroma), a fruta, embora seja azeda, se destaca pelo aroma e sabor inigualável. É muito utilizada em doces, sucos, sorvetes, geleiasbombons e biscoitos. Além disso, é possível utilizar o cupuaçu para fazer chocolate e até mesmo pimenta.

Jambu

O jambu (Acmella oleracea) é uma erva típica da Amazônia muito utilizada na culinária da região. O principal destaque do jambu é a dormência causada na boca após seu consumo, especialmente quando se consome sua flor. Conhecida pela famosa frase “o jambu treme”, essa erva é comumente encontrada em pratos típicos da região norte, como o tacacá e o pato no tucupi, por exemplo. No entanto, são muito usadas também em preparos com peixes e camarões, assim como em carnes bovinas e suínas. Atualmente o jambu é utilizado em diversos produtos, como cachaças, geleiaspimentas. Além disso, sua flor também pode ser utilizada como tempero, como a flor de jambu desidratada ou conserva de flor de jambu.

Tucupi

O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca brava, na qual passa por um processo de fermentação natural.  É um caldo azedinho e bastante temperado com ervas amazônicas. Muito utilizado em pratos típicos da gastronomia amazônica, como o tacacá e pato no tucupi, por exemplo. Além disso, esse caldo é bastante usado na preparação de pescados, mas também pode ser utilizado em pratos com carne, frango ou porco. Pimentas e geleias também podem ser feitas com base de tucupi. Quando o tucupi é reduzido por horas, ele perde sua coloração amarelada e se torna preto. O tucupi preto pode ser utilizado como shoyu, entretanto, possui até 5 vezes menos sódio.