CULTURA, HISTÓRIA, NOTÍCIAS

Afinal, o que é Greenwashing? Saiba como identificar!

o que é greenwashing

Você sabe o que significa quando se diz que uma empresa ou instituição está fazendo greenwashing? Ou, “contando uma mentira verde”?

Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de consumidores que estão levando em consideração questões ambientais no momento de adquirir um produto. 

Por isso, muitas empresas, com receio de perder esses clientes, ou tentando atrair esse grupo de consumidores, acabam praticando o greenwashing. Ou seja, levantam uma falsa “bandeira verde” alegando que apoiam e praticam a sustentabilidade. 

Entretanto, tudo não passa de uma fachada! Uma mentira que, quando descoberta, acaba acarretando em muitos prejuízos para aqueles que a praticam. 

Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouquinho mais desta prática que não é nada legal, e vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a identificar estes casos! 

Significado da palavra e quem o pratica!

Como citamos, o termo greenwashing se refere a propagandas enganosas que tentam atrair consumidores com o discurso em prol à conservação do meio ambiente. 

Mas, se engana aqueles que pensam que só empresas privadas utilizam desta prática. Há indústrias, instituições de diversos setores, partidos políticos, e até mesmo ONGs, que usam deste recurso para atrair seu público. 

As instituições que recorrem a essa prática parecem acreditar que o “ecologicamente correto” é só mais uma modinha passageira. 

Contudo, além de continuar prejudicando o meio ambiente, afinal, seu marketing só serve para ludibriar as pessoas, as empresas realmente comprometidas com esta luta também sofrem prejuízos. 

Portanto, abra o olho na hora de comprar qualquer coisa! Nem tudo o que está escrito nas embalagens, sites ou propagandas, são realmente verdades. E nós vamos te ensinar como descobrir! 

Além disso, como está chegando mais próximo das eleições, cuidado com as falsas promessas políticas, ou propagandas enganosas de ações que são benéficas para o meio ambiente. 

Como identificar o greenwashing?

Pega uma caneta e um caderninho para anotar estas dicas e começar a pôr em prática: 

  1. Não caia em propagandas muito vagas com frases como “amigo da natureza”, “totalmente ecológico”, “limpo e sustentável”… A maioria dessas alegações não são comprovadas!
  1. Procure na embalagem selos confiáveis como o PROCEL, BREEAM, IBD, ECOCERT, FSC, ISO 14001, LEED, entre outros. 
  1. Busque verificar se o selo na embalagem é realmente verídico. Além do fato de que algumas empresas usam o selo ilegalmente, há também aquelas que colocam símbolos muito parecidos para enganar o cliente. 
  1. Não se engane com propagandas que dizem que são livres de certas substâncias que fazem mal para o meio ambiente, mas já são proibidas por lei há anos!
  1. Observe a transparência da empresa em mostrar seus processos internos de produção e comprovação das práticas sustentáveis alegadas, como a gestão de resíduos.
  1. Não caia em marketings de empresas que promovem a redução do tamanho de suas embalagens como atitude ecológica, mas que permanecem usando materiais que levam séculos para se decompor. 
  1. Observe se determinada ação, como a substituição de certo material por algum reciclável, só não está sendo utilizada para disfarçar outras práticas que continuam sendo prejudiciais para o meio ambiente. (Prática comum entre empresas automobilísticas)

Verificar o que é greenwashing, e o que é real, nos transforma em consumidores mais conscientes! Por isso, ao constatar que determinada empresa ou instituição esteja utilizando desse artifício, faça uma reclamação! 

No site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor você poderá encontrar algumas informações sobre como realizar este tipo de  denúncia! 

Curte assuntos relacionados com esta temática? 

Então confira nossos artigos “Como o consumo consciente pode construir uma cozinha sustentável?” e “Como funciona a Gastronomia Sustentável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *