AMAZÔNIA, CULTURA, INGREDIENTES, RECEITAS

Farinha de Cruzeiro do Sul: uma das melhores farinhas do Brasil

farinha-de-cruzeiro-do-sul

A Farinha de Cruzeiro do Sul é um ingrediente amazônico que vem conquistando cada vez mais espaço na culinária brasileira. Produzida a partir da mandioca, essa farinha é bastante popular na região norte por sua crocância e sabor adocicado. 

O município de Cruzeiro do Sul, localizado no interior do estado do Acre, é uma das regiões onde este produto é fabricado tradicionalmente por agricultores familiares há mais de um século.

Para valorizar e resguardar toda a história, técnicas e sabedoria ancestral por trás deste produto único, o modo de fazer a Farinha de Cruzeiro do Sul foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Acre pelo governo do estado. 

Além disso, a Farinha de Cruzeiro do Sul é o primeiro produto proveniente da mandioca no Brasil a receber o selo de Indicação Geográfica. Este selo qualifica o produto por possuir particularidades únicas que são vinculadas ao local de produção, restringindo o uso do seu nome em uma área geográfica delimitada. 

Quer saber mais curiosidades sobre esse ingrediente amazônico e como você pode utilizá-lo na sua cozinha? Então, continue a leitura!

farinha-de-mandioca
Farinha de mandioca
Imagem: Canva Pro

Origens e modo de produção 

Além de Cruzeiro do Sul, a área delimitada para a produção dessa farinha também engloba os municípios de Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Porto Walter. Toda essa região é conhecida pela produção de mandioca, uma vez que o clima úmido e quente da Amazônia favorece o cultivo dessa raiz.

Sua fabricação segue um processo artesanal, que começa com a colheita da mandioca. A raiz é lavada, descascada e moída em um equipamento conhecido como “bola”. Depois da moagem, a massa é prensada para extrair o líquido e ficar bem sequinha. Em seguida, ela é peneirada para que atinja a textura ideal. 

Em algumas casas de farinha, a massa é torrada em uma grande chapa, que precisa ser manuseada constantemente para não passar do ponto. Depois de todo o processo ser concluído, a Farinha de Cruzeiro do Sul é vendida em sacos de 50 quilos para os comerciantes da região. 

Além de ser um ingrediente saboroso, a Farinha de Cruzeiro do Sul é rica em nutrientes. Ela é fonte de carboidratos, fibras, minerais (cálcio, ferro, fósforo e potássio), além de possuir baixo teor de gordura. Por ser feita a partir da mandioca, que é um alimento naturalmente sem glúten, a farinha também é uma excelente opção para pessoas celíacas. 

peixe-empanado-com-farinha-de-mandioca
Peixe empanado
Imagem: Canva Pro

Como utilizar a Farinha de Cruzeiro do Sul na culinária

A Farinha de Cruzeiro do Sul é um ingrediente versátil e pode ser utilizada de diversas formas na gastronomia. Na região Norte do país, essa farinha e outras farinhas de mandioca são um acompanhamento comum de pratos típicos, como a maniçoba e o pato no tucupi. No entanto, ela também pode acompanhar o nosso clássico arroz e feijão de cada dia. 

Você também pode utilizá-la como substituta da farinha de trigo. Escolha sua proteína favorita e experimente fazer um delicioso empanado! Mas, se você for adepto da dieta vegana, nossa dica é usar essa farinha para preparar um saboroso tempurá de legumes. O resultado vai super crocante!

Outra forma de utilizar a Farinha de Cruzeiro do Sul é na preparação de receitas de bolos, pães e biscoitos. Esse ingrediente irá conferir um sabor único às preparações. Lembrando que ela possui um gosto levemente adocicado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse ingrediente amazônico e receber todas essas dicas de preparo? Então, não perca tempo e garanta agora sua Farinha de Cruzeiro do Sul para fazer pratos maravilhosos para toda sua família!

3 comentários em “Farinha de Cruzeiro do Sul: uma das melhores farinhas do Brasil

  1. Admilson disse:

    A Farinha tem Glúten?

    1. flordejambu disse:

      Olá Admilson! A farinha de Cruzeiro do Sul que trabalhamos é sem glúten.

  2. A farinha de cruzeiro do Sul é simplesmente a melhor farinha de mandioca do mundo 🌎, simplesmente assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *