Publicado em Deixe um comentário

Descubra 5 benefícios do Taperebá

taperebá-flor-de-jambu

Também conhecida como cajá, caju-manga, cajá-mirim, acajá, entre outros nomes, o taperebá é uma fruta muito encontrada na região norte, nordeste e no estado de Goiás. 

Contudo, como a árvore da Cajazeira, que também recebe outras denominações dependendo do estado, gosta muito de climas quentes e úmidos, ela é amplamente cultivada na região Amazônica. 

Extremamente rico em compostos antioxidantes, o cajá possui inúmeros benefícios para o nosso organismo, além de ser considerado uma excelente fruta para quem deseja perder uns quilinhos. 

Quer saber um pouquinho mais sobre esta fruta e como ela pode te ajudar a ser mais saudável? Então vem comigo!

Confira 5 benefícios do Taperebá

1- O Taperebá é rico em polifenóis

Você sabe para que servem os polifenóis? Eles são compostos naturais capazes de regular seu metabolismo. Além disso, eles têm propriedades anti inflamatórias e antioxidantes. Ou seja, são excelentes na prevenção de enfermidades no coração.

Aliado com outras vitaminas, os polifenóis também são poderosos contra a ação dos radicais livres que desencadeiam doenças crônicas. 

2- Temporada Para Matar (TPM)? Coma taperebá!

Um dos polifenóis que há nesta fruta são os flavonoides. Além de auxiliarem no controle do colesterol, este composto ajuda a regular alguns hormônios femininos. 

Por isso, se você (ou algum familiar) estiver sofrendo com os sintomas da TPM, ou menopausa, inclua o cajá na sua alimentação diária, pois ele pode amenizar as alterações constantes de humor neste período.

3- Emagreça comendo Cajá!

O Cajá é uma ótima fruta para quem está de dieta, afinal, ela tem poucas calorias. Mas, não é só isso!

Por ajudar a regular várias funções do organismo, seu metabolismo irá agir mais rápido. Além disso, a quantidade de fibras desta fruta também melhora a prisão de ventre que pode estar te causando aquela sensação de inchaço. 

4- XÔ anemia! XÔ osteoporose!

Está precisando repor o ferro no seu corpo porque está com sintomas de fadiga e cansaço?? O taperebá é rico nesta vitamina que é essencial no combate à anemia. Fora isso, a presença da vitamina C ajuda seu organismo a absorver melhor o ferro. 

Para prevenir a osteoporose, o cajá também conta com potássio, cálcio, magnésio e minerais que são super importantes para a saúde e fortalecimento ósseo. 

5- Sistema imunológico renovado!

Além dos polifenóis já citados, e a presença da vitamina C, esta fruta também possui os carotenóides. Esta substância, que precisa ser ingerida pois nosso corpo não a produz, é a responsável pela pigmentação de vários alimentos.

Associado com outras vitaminas, os carotenóides podem potencializar seu sistema imunológico e evitar o efeito oxidativo de algumas células. Por esses motivos, várias fontes afirmam que o cajá pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. 

Você já comeu Taperebá?

É bastante comum encontrar o taperebá em feiras livres ou na beira de estradas. Principalmente nos estados do norte e nordeste. 

Esta frutinha amarela tem um sabor super interessante! Isso porque, o doce e o azedo disputam presença proporcionando ao seu paladar uma ótima experiência. 

Além de ser consumido como bebida, seja em sucos ou caipirinhas, o taperebá também é muito utilizado nas receitas de mousses, sorvetes, iogurtes, terrines e geléias. 

geleia de taperebá
Geleia de Taperebá

Se você ainda não provou nossa geleia de taperebá, então não perca mais tempo! Além de ser uma excelente opção para ser servida com queijos e torradas, você irá se surpreender com as diferentes combinações que você pode fazer em pratos salgados de peixes ou carnes. 

Quer comprar nossa geléia e preparar uma receita natalina diferente este ano? Então clique no botão abaixo e experimente esta delícia!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.