CULTURA, HISTÓRIA

Conheça o famoso Mercado Municipal Adolpho Lisboa

mercado-munipal-adolpho-lisboa

Você sabia que o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi projetado pelo mesmo engenheiro que realizou o projeto da Torre Eiffel na França? Incrível, não é?

Também conhecido como Mercado Municipal de Manaus, ou Mercadão, ele é um ponto que você não pode deixar de visitar caso esteja conhecendo a capital do Amazonas. 

Afinal, além de possuir uma belíssima arquitetura, o Mercado Municipal centraliza toda a riqueza cultural e gastronômica do estado de Manaus.  

Quer saber um pouquinho mais sobre sua história e descobrir várias curiosidades sobre este centro comercial tão badalado? Então continue a leitura!

História do Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Inaugurado em 1883, o nome deste mercado é em homenagem ao prefeito de Manaus da época. Aliás, esta obra custou mais de 300 mil contos de réis. Isso equivale a mais de 10 milhões de reais nos dias atuais. 

Com sua estrutura feita de ferro, a construção do Mercado Municipal foi um marco importante do ciclo da borracha. Neste período, o estado de Manaus estava prosperando muito por conta da extração e comercialização do látex.

Assim como outros mercados que foram criados na mesma época, o objetivo principal destas construções era proporcionar aos comerciantes de alimentos melhores condições de trabalho e higiene. 

Lembrando que desde 1987, tanto por sua arquitetura, como por sua relevância comercial, o Mercado Municipal de Manaus foi considerado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

mercado-munipal-de-manaus
From Wikimedia Commons

Arquitetura do Mercado Municipal de Manaus 

O Mercadão, dividido em vários pavilhões, teve inspiração no estilo Art Nouveau, onde as formas orgânicas e os materiais como o ferro são bastante apreciados.

Inclusive, um novo pavilhão projetado por um companhia escocesa foi construído em 1908 só para os comerciantes que vendiam carne de tartaruga. E, diferente dos outros espaços, este pavilhão foi totalmente coberto. 

Com muitos vitrais, grades e arcos ornamentados distribuídos por toda sua estrutura, o Mercado conta com mais de uma entrada principal. 

Lembrando que o Les Halles, antigo mercado de Paris, também serviu de inspiração para o projeto arquitetônico deste local. 

mercado-munipal-adolpho-lisboa-em-manaus
By Lúcia Barreiros From Flicker

O que fazer no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O famoso Mercadão tem de tudo um pouco! Lá é um dos melhores lugares para você escolher ingredientes típicos da região amazônica como o tucupi, o jambu, o açaí, a pupunha, o guaraná, fora a variedade de farinhas que é imensa.

Além disso, você encontrará fresquinho diversos tipos de camarões, crustáceos e peixes de água doce. Tanto para comprar, como para comer! Afinal, há vários restaurantes dentro do mercado onde você poderá experimentar deliciosos pratos regionais. 

Contudo, se você não está a procura apenas de comida, há também os pavilhões que são cheios de lojinhas de artesanatos. Uma excelente oportunidade para você levar para casa objetos decorativos que representam muito a cultura local, que carrega na sua essência os costumes indígenas.

Há também as barracas de ervas, que são muito utilizadas tanto na gastronomia, como para fins medicinais. Mais uma herança dos povos indígenas que possuem profundo conhecimento das propriedades curativas de tudo o que a natureza nos dá. 

Conhecer este Mercado precisa estar nos seus planos de viagem! Além da belíssima arquitetura, você poderá experienciar e conhecer vários elementos culturais em um único lugar.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Mercado Municipal de Manaus? 

Então não deixe de acompanhar nosso blog com postagens semanais e conteúdos exclusivos preparados especialmente para você!

2 comentários em “Conheça o famoso Mercado Municipal Adolpho Lisboa

  1. Janete de Azevedo disse:

    Parabéns pela reportagem, mas cobre mais das autoridades!

  2. Marlene Borges de Carvalho disse:

    Vou já lá pela primeira vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *