Publicado em Deixe um comentário

Conheça as melhores Especiarias da Amazônia!

especiarias-da-amazônia

Com certeza você já deve ter adicionado em alguma receita temperos como a canela, a noz moscada, a pimenta do reino… Mas, você conhece, ou já experimentou, especiarias da Amazônia? 

Não podemos negar o fato de que há muitos brasileiros que nunca usaram, ou se quer ouviram falar, de alimentos e temperos provenientes do seu próprio país. 

Você já parou para pensar no quanto somos privilegiados de viver em um território que possui a maior floresta do mundo?? 

Isso nos possibilita ter acesso a uma variedade abundante de plantas, frutas,raízes e ervas que não existem em nenhum outro lugar do planeta. 

É por isso que a Flor de Jambu quer levar para o maior número de pessoas toda essa riqueza gastronômica da região amazônica!

Neste artigo vamos te apresentar algumas especiarias da Amazônia que vão deixar sua comida muito mais gostosa e “abrasileirada”! 

Vem com a gente!

Conheça as Especiarias da Amazônia

Semente de Cumaru

A semente de cumaru, que recebe o nome de Fava Tonka no exterior, tem propriedades medicinais incríveis que sempre fizeram parte da sabedoria popular. 

Graças a presença da cumarina em sua composição, o cumaru possui o aroma muito similar à baunilha. Por isso, sua semente também é conhecida como “baunilha da amazônia”. 

Além de marcar presença no mundo dos cosméticos, a semente de cumaru também mostrou seu potencial no mundo gastronômico, principalmente para flavorizar as sobremesas!

Se você ainda não conhece nossa geléia de cacau com cumaru, então você precisa experimentar! 

Quer conhecer mais detalhes sobre esta especiaria da amazônia?? Então, confira nosso artigo “Conheça a semente de cumaru e seus benefícios”!

geleia de cacau com cumaru
Geleia de Cacau com Cumaru

Semente de Puxuri

Outra especiaria nativa da Amazônia é a Semente de Puxuri! Já comeu noz moscada?? É um pouquinho parecido!

Com um toque defumado que lembra o cravo e o anis estrelado, a semente de puxuri é outro ingrediente que vai muito bem em várias receitas, principalmente com massas e peixes. 

Além disso, assim como a semente de cumaru, ela também possui propriedades medicinais que são muito benéficas para a saúde. 

Você sabia que o puxuri é uma das especiarias que faz parte do nosso Kit Gin da Amazônia?? Clique aqui para conferir! 

gin puxuri
Kit Gin com Puxuri

Raiz de Priprioca

Essa é uma especiaria super versátil que muita gente não conhece! A raiz de priprioca é proveniente de uma planta extremamente aromática. 

Seu óleo essencial é bastante usado na indústria farmacêutica e na aromaterapia, pois possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, antifúngicas e antimicrobianas. 

Na culinária, a raiz de priprioca vai bem tanto em pratos doces, como bolos e pudins, bem como em pratos salgados, sendo excelente para temperar carnes.  

Quer aprender como fazer um delicioso Bolo de Priprioca com calda de laranja?? Então acesse agora nossa seção de Receitas da Amazônia!

bolo_de_priprioca
Bolo de Priprioca

Flor de Jambu Desidratada

Se você acompanha nosso blog e redes sociais, com certeza já conhece um pouquinho das propriedades do jambu e seu famoso efeito de dormência que ele causa na boca. 

Mas, como o assunto desse artigo é especiarias, nós queremos te apresentar  uma novidade fresquinha da loja: a flor de jambu desidratada. Mais um tempero tipicamente amazônico para você acrescentar na sua cozinha!

Apesar do uso do jambu na culinária ser mais focado na produção de bebidas como cachaças, drinks e licores, a flor de jambu desidratada pode ser usada para temperar carnes, molhos e diversos tipos de massas. 

Por passar pelo processo de desidratação, ela perde um pouco as propriedades que causam a sensação de formigamento. Mas, seu sabor único irá trazer um toque especial para a sua comida!

Se você ainda não leu nosso artigo “Jambu faz bem para a saúde”, então clique aqui para conferir! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.