INGREDIENTES

Castanha do Pará: quantas posso comer por dia?

castanha_do_para

Descubra os benefícios e a Tabela Nutricional

Você já fez algum tipo de acompanhamento nutricional e teve incluso na sua dieta a deliciosa Castanha do Pará?

Todos sabemos que as chances da resposta ser “SIM” é grande! Mas, por que este alimento é tão queridinho pelos nutricionistas? 

Neste artigo vamos te contar porque você deve incluir hoje mesmo a Castanha do Pará, também conhecida como Castanha do Brasil, na sua alimentação, e qual a quantidade ideal para consumir por dia.

Vem conferir!

Conheça a Castanha do Pará

castanheira_do_brasil
Castanheira do Brasil
Imagem Canva Pro

Essa oleaginosa vem de uma árvore típica da Amazônia popularmente conhecida como Castanheira-do-Brasil. 

O fruto dessa árvore, apelidado de ouriço, possui sementes com cascas super grossas. E, é dentro destas sementes que se esconde a Castanha do Pará. 

ouriço_fruto_da_castanheira
Ouriço
Imagem Canva Pro

Os estados do Amazonas e Acre lideram o ranking de maiores produtores do país, e é muito comum, nas regiões onde a extração é mais abundante, encontrar artesanatos feitos deste fruto da Castanheira. 

Além disso, o óleo da castanha, por ter propriedades lubrificantes e conter muitas vitaminas, é bastante usado na fabricação de produtos de beleza.

Qual o principal benefício?

O principal benefício deste alimento é a presença de um mineral chamado Selênio. Com alto poder antioxidante, esta substância é um poderoso aliado contra os radicais livres. 

Além disso, ele regula várias funções do nosso organismo e ajuda na prevenção de doenças como o câncer e o Alzheimer.

Outra vantagem fantástica que o Selênio proporciona é a proteção da tiróide. Então, se você tem Hipotireodismo, comece a comer Castanha do Pará, pois este mineral irá colaborar para que a produção dos hormônios T3 e T4 seja mais eficiente.

Também não podemos deixar de citar que este elemento precioso da castanha auxilia no fortalecimento do seu sistema imunológico, além de promover sua saúde neural. 

Ou seja, suas funções cognitivas irão melhorar e as chances de desenvolver doenças relacionadas ao cérebro serão minimizadas. 

castanha_do_pará
Castanha do Pará
Imagem Canva Pro

Conheça mais vantagens deste Superalimento

Você sabia que a Castanha do Pará é considerada um superalimento? 

Pois é, gente! Os benefícios da castanha são incríveis e com uma pequena porção diária você já conseguirá usufruir destas vantagens que farão muito diferença na sua saúde. 

Em adição às propriedades que já foram citadas, a castanha do Pará também possui Vitamina E, Vitamina B6, Vitamina C, fósforo, magnésio, ferro, cálcio… ou seja, ela é um alimento extremamente nutritivo capaz de promover: 

  • a saúde dos nossos ossos, precavendo a osteoporose;
  • a saúde da nossa pele, retardando o envelhecimento;
  • o controle da nossa pressão arterial, contribuindo para a circulação;
  • a vitalidade do nosso cabelo; evitando a queda;

Além de tudo isso, a Castanha do Pará também é uma excelente fonte de fibras. Então, se você tem problemas com intestino preso, essa castanha pode ser a solução!

castanha_do_brasil
Castanha do Brasil
Imagem Canva Pro

Castanha do Pará engorda?

Você já deve ter escutado de muita gente que nenhum alimento isolado é capaz de te fazer ganhar peso. O que realmente importa é a quantidade consumida! 

E essa dica preciosa vale para a castanha. Pois, apesar de ser super nutritiva, ela possui muitas gorduras que, em excesso, podem fazer mal e atrapalhar no seu processo de emagrecimento. 

Por isso, a recomendação é que você coma no máximo 10 gramas por dia (principalmente se você está dieta). Dependendo do tamanho da semente, 10 gramas dará cerca de duas castanhas. 

Castanha do Pará: tabela nutricional

Confira abaixo uma tabela nutricional para te orientar no momento de contabilizar as calorias da sua dieta:

tabela_nutricional_castanha_do_pará

Apesar de ser uma delícia, a indicação para consumo diário é realmente pequena. Por isso, não exagere! Com somente 10 gramas por dia você já conseguirá sentir os efeitos positivos no seu corpo! 

Quer conferir nossos deliciosos produtos feitos de Castanha do Pará? 

Então clique agora abaixo e aproveite!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *