CULTURA, HISTÓRIA

Sebastião Salgado: a “Amazônia” está na Europa!

A exposição “Amazônia” do célebre fotógrafo Sebastião Salgado está fazendo um tour pela Europa e, ano que vem, virá para o Brasil!

Com 200 painéis, Sebastião Salgado conseguiu capturar a mais pura essência da maior floresta do mundo. 

Além de fantásticas paisagens desconhecidas por muitos brasileiros, a exposição também é composta por imagens de algumas famílias indígenas. 

Te convidamos a conhecer melhor sobre este mestre da fotografia e como foi sua jornada em registrar o berço da maior biodiversidade do planeta!

Boa leitura!

Quem é Sebastião Salgado? 

O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, com doutorado em economia, não iniciou sua vida laboral na fotografia. 

Foi durante uma viagem a trabalho para África que ele realizou sua primeira sessão de fotos e se encantou por esta arte. 

Suas características mais marcantes são as temáticas abordadas e suas fotografias em preto e branco. 

As obras deste artista humanitário registram a seca na África, a extrema pobreza na América Latina, a situação lastimável de famílias desabrigadas, a triste realidade que os profissionais das organizações como Médicos sem Fronteiras vivenciam…

Foram esses trabalhos que renderam a Sebastião Salgado vários prêmios no mundo da fotografia. 

fotografia_sebastião_salgado
Photo by Sebastião Salgado
Fonte: Flickr
sebastião_salgado
Photo by Sebastião Salgado
Fonte: Flickr

A viagem de Sebastião Salgado pela Amazônia

A exposição “Amazônia” é um compilado de todos os registros que ele fez durante suas viagens para a Floresta. Com o auxílio das aeronaves do Exército Brasileiro, ele conseguiu tirar várias fotos aéreas. 

Sebastião captou imagens extraordinárias das montanhas, dos rios que voam e da imensidão desse paraíso que não parece ter um fim.

Além disso, com a ajuda de sua esposa Lélia e o apoio da Funai, eles montaram um estúdio simples para conseguir fotografar os indígenas sem o fundo da floresta. 

Desta forma, eles conseguiriam captar melhor seus olhares, expressões, pinturas corporais, adornos…

AMAZÔNIA: uma obra prima!

Semelhante à sua obra Gênesis, onde o objetivo de Sebastião é mostrar regiões preciosas e intocadas pela ambição humana, a exposição “Amazônia” carrega toda a pureza e imponência da Floresta e dos povos que a habitam. 

Com cunho político, o propósito desta exposição é mostrar toda a riqueza natural que faz parte do nosso país, e que poucos lutam para preservar. 

As imagens exuberantes trazem em sua essência um pedido de socorro, pois a floresta está sendo cada dia mais tomada pelo garimpo, que assassina covardemente não só a natureza, mas também indígenas que tentam protegê-la.

Além disso, a exposição foi toda pensada e planejada para que os visitantes conseguissem se sentir imersos. 

As paredes com cor de terra, o ambiente com meia luz para dar mais destaque a iluminação das obras, a organização do espaço em formato de oca, e o teto escuro, faz com que os visitantes embarquem numa aventura cheia de mistérios e misticismo.  

Informações sobre a Exposição “Amazônia”

A inauguração ocorreu em maio deste ano em Paris, mas está neste momento sendo exibida em Londres. 

A previsão para chegar no Brasil é em fevereiro de 2022 no estado de São Paulo. Posteriormente, ela irá para o Rio de Janeiro e será exibida no Museu do Amanhã. 

Já comece suas preparações para poder visitar esta exposição que será inesquecível! Poder ver a Amazônia através do olhar único que possui esse artista com certeza será uma experiência transformadora! 

Ficou curioso para ver um pouquinho de suas obras? 

Em seu Instagram, Sebastião Salgado já publicou alguns spoilers das fotografias que estão na exposição! Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *