INGREDIENTES

4 motivos para incluir cosméticos veganos na sua skincare

cosméticos-veganos

Você já se perguntou se a sua rotina de cuidados com a pele é saudável? Você costuma verificar nos rótulos se não há na composição substâncias tóxicas? 

A maioria das pessoas que inclui a skincare nos seus hábitos diários certamente já passou pelos perrengues de comprar produtos que, ao invés de trazer resultados, acabam ocasionando alergias, espinhas e prejuízo para o bolso. 

Para evitar estes problemas, muitos estão optando por experimentar cosméticos veganos e naturais. Mas, quais os verdadeiros benefícios de fazer essa substituição? 

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Então, não saí daí e descubra porque vale a pena trocar seus produtos tradicionais pelos veganos!

O que são cosméticos veganos? 

Assim como todo novo produto que aparece no mercado, os cosméticos veganos também surgiram para atender a necessidade de um público que tem consciência sobre os impactos que os produtos de beleza podem causar para a nossa saúde, e para o meio ambiente.

Como muitos já sabem, o veganismo prega o respeito com todos os seres vivos. Por isso, quem adota esse estilo de vida não consome produtos, sejam eles alimentos, cosméticos, roupas ou acessórios, que possuem matérias-primas de origem animal. 

Além disso, o público vegano tem preocupações em relação à forma como são testados os produtos, a maneira como os ingredientes são cultivados e extraídos da natureza e, por último, a quantidade de medidas sustentáveis adotadas durante o processo de produção. 

Entenda agora sobre os principais benefícios dos cosméticos veganos!

cosméticos-naturais
A nova linha de cosméticos naturais da Saboaria Rondônia possui várias opções veganas!

Por que usar cosméticos veganos? 

1°- Não utilizam ingredientes de procedência duvidosa

A indústria da beleza já se envolveu em várias polêmicas por utilizar ingredientes potencialmente tóxicos na composição de produtos. Substâncias como o chumbo, parabenos, formaldeídos e triclosan, por exemplo, ainda estão presentes em várias marcas de maquiagem, sabonetes, desodorantes…

Para piorar, temos casos de cosméticos que foram investigados por conter pelo de rato, urina, restos de moscas e baratas e, até mesmo, veneno. Por isso, tome muito cuidado, principalmente com produtos falsificados!

2°- Priorizam o uso de ingredientes naturais 

Os fabricantes que se dedicam à produção de cosméticos veganos priorizam o uso de ingredientes naturais, pois eles são menos propensos a causar alergias e são muito mais benéficos para a nossa saúde. 

Além disso, os efeitos dos produtos veganos estão se mostrando muito mais eficazes do que certas substâncias químicas. Afinal, as plantas são excelentes fontes de vitaminas, sem falar que muitas delas possuem propriedades antioxidantes, bactericidas, antifúngicas…

3°- Não são testados em animais

Para que um produto seja considerado vegano ele precisa comprovar que é cruelty free, ou seja, não realiza testes em animais. 

Esse tipo de teste, além de ser pouco eficiente, tem seus resultados muitas vezes ignorados pelas próprias empresas que o utilizam. Temos casos de marcas que, mesmo após constatar que certo ingrediente causou câncer nos bichinhos, ainda assim decidiram usar em seus produtos, pois eles consideraram o resultado irrelevante. 

Agora, me explica porquê aplicar um teste que sacrifica a vida de seres vivos sendo que eles mesmos julgam ser ineficaz? Dá para entender?

4°- São mais sustentáveis

Como já citamos, outro pré-requisito para um produto ser considerado vegano são as medidas sustentáveis que são adotadas durante toda a fabricação, desde a escolha das matérias-primas, até o momento de embalar. 

O uso de orgânicos, por exemplo, garante que os ingredientes não terão a presença de agrotóxicos, e o cultivo adotará técnicas que não prejudicam o solo ou o ecossistema da região. 

Além disso, as marcas veganas também precisam se preocupar com questões como: o tipo de energia que está sendo utilizada (se é renovável ou não), a quantidade de água que está sendo gasta, o material das embalagens (que precisam ser biodegradáveis)… Enfim, o objetivo final é minimizar cada vez mais os impactos ambientais! 

Curtiu esse conteúdo? Então, clique no botão abaixo e conheça os cosméticos veganos que são feitos com ingredientes 100% Amazônicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *