Publicado em Deixe um comentário

Descubra quais são os benefícios do açaí

benefícios-do-açaí

Que o açaí está ganhando popularidade não só no mercado nacional, mas também no internacional, todos já sabem! Contudo, você conhece quais são os benefícios do açaí para a saúde? 

Ainda há várias pessoas que se questionam sobre os reais valores nutricionais deste alimento e temem o ganho de peso fazendo consumo frequente. 

Mas, o grande interesse mundial por esse fruto nativo da Amazônia tem influenciado várias pesquisas científicas que estão ajudando a comprovar como suas propriedades podem ser benéficas para o nosso organismo. 

Lembrando que vamos falar dos benefícios do açaí puro, viu minha gente! Não adianta querer usufruir de suas propriedades nutritivas adicionando leite condensado, xaropes, nutella, granola ou farinhas. 

O açaí é um alimento calórico, mas estes mil complementos são muito mais responsáveis pelo aumento na balança! Por isso, atenção à forma como você está consumindo-o. 

Confira agora quais são os benefícios do açaí e algumas curiosidades super interessantes sobre este fruto! 

Curiosidades sobre o Açaí

O açaizeiro é uma palmeira comum na Amazônia que também é encontrada em países como Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. 

Há cerca de 30 anos atrás, o açaí não tinha toda essa fama que possui hoje. Seus principais consumidores eram povos indígenas e comunidades ribeirinhas. 

Desta palmeira não se aproveita só o fruto, mas também: 

  • sua madeira, para edificações civis; 
  • suas folhas, para confeccionar cestos, chapéus e acessórios; 
  • suas sementes, para a confecção de objetos manuais (artesanato);

Além disso, o óleo de açaí é outro produto que também está ganhando notoriedade por conter nutrientes muito importantes para a nossa saúde. 

açaizeiro
Açaizeiro
Fonte: Canva Pro

Quais são os benefícios do Açaí?

Ação antioxidante

Antes de falar sobre suas principais vitaminas e minerais, vamos começar com o benefício mais incrível deste fruto: seu poderoso poder antioxidante.

O açaí é rico em um tipo específico de flavonoide: a antocianina. Este elemento é responsável não só por sua coloração, mas também por sua ação contra a atividade oxidativa causada pelos radicais livres. 

Ao consumir alimentos ricos em antioxidantes, nós prevenimos a ocorrência do estresse oxidativo que pode desencadear diversos tipos de doenças, principalmente cardiovasculares e neurológicas. 

Fora o auxílio na prevenção de várias patologias, a antocianina também possui propriedades antimicrobianas, anticarcinogênicas e anti-inflamatórias. 

Além disso, ela melhora o fluxo sanguíneo e evita o acúmulo de lipídios.  Ou seja, o consumo moderado de açaí pode ajudar a controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim (LDL).

café de açaí onde comprar

Rico em fibras, minerais e vitaminas!

Para manter a saúde do seu intestino em dia, é super importante consumir fibras. A boa notícia é que o açaí é uma excelente fonte! Além de aumentar a saciedade, as fibras alimentares ajudam a diminuir a constipação intestinal.

Ademais, o açaí também possui minerais como fósforo e ferro. A falta destes elementos no nosso organismo podem ocasionar sintomas como fraqueza, fadiga e problemas de concentração. 

Não podemos nos esquecer das vitaminas! O açaí é rico em vitamina E, que também tem ação antioxidante. Além de prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer nosso sistema imunológico, essa vitamina é excelente para a saúde da nossa pele e cabelo.

Este fruto também possui a presença da vitamina B1, a tiamina. Ela auxilia na manutenção do nosso metabolismo, bem como na melhora de nossas funções cerebrais. 

Lembrando que é essencial ingerirmos alimentos ricos em vitamina B1 diariamente, pois é normal que a eliminemos facilmente pela urina. Sua deficiência também pode causar sintomas como fadiga, estresse, e até mesmo transtornos do sono. 

Incrível como o açaí possui grande valor nutricional, não é mesmo? Não é à toa que ele é considerado um superalimento!

Se você ainda não conhece nossos produtos feitos com Açaí, então não deixe de conferir! 

É só clicar no botão abaixo. 

Referências: 

de Moura Rocha, S. M. B. (2015). Benefícios funcionais do açaí na prevenção de doenças cardiovasculares. Journal of Amazon Health Science (Revista de Ciências da Saúde na Amazônia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.