CULTURA, HISTÓRIA, INGREDIENTES

Alimentos Sazonais da Amazônia: saiba porque eles são mais saudáveis!

Você conhece os alimentos sazonais da região onde mora? Esta é uma informação importante que você precisa saber na hora de fazer suas compras! 

Afinal, acompanhar a sazonalidade traz muitos benefícios não só para o seu bolso, mas também para a sua saúde! 

Isso porque, os alimentos que são cultivados e colhidos dentro do seu período natural passam por menos intervenções que influenciam não só o seu preço, mas também o seu sabor e quantidade de nutrientes. 

Sem falar que o consumo de alimentos sazonais cultivados por agricultores mais próximos da sua casa também colabora com o meio ambiente, pois a liberação de gases como o CO2 durante o transporte será menor. 

No artigo de hoje, vamos falar um pouquinho sobre os benefícios de algumas frutas exóticas da Amazônia, como o camu-camu, o araçá-boi e o pajurá, que você só irá conseguir experimentar se aproveitar o período de sazonalidade de cada uma!

Vem com a gente! 

Camu-camu

O camu camu é uma das melhores fontes de vitamina C do mundo! Esta fruta típica da Amazônia supera inclusive a acerola, o limão e a laranja!

A maioria dos seus benefícios estão relacionados com o alto teor desta vitamina em sua composição.  

Afinal, a vitamina C tem grande potencial antioxidante que atua diretamente contra a ação dos radicais livres no nosso organismo.

Lembrando que os radicais livres são moléculas que, em excesso, podem desencadear em várias doenças, além de debilitar seu sistema imunológico e estimular o envelhecimento precoce. 

Além disso, o camu camu pode ajudar a revitalizar sua pele, pois a vitamina C contribui para a produção de colágeno, proporcionando mais firmeza e elasticidade. Sem falar que o colágeno também auxilia muito na saúde dos nossos ossos. 

Outro benefício dessa fruta amazônica é a presença de compostos fenólicos que ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Por isso, ela é excelente para ajudar a manter o equilíbrio do seu índice glicêmico.

Araçá-boi

O Araçá-boi, assim como o camu-camu, é uma árvore frutífera da família Myrtaceae e é parente da jabuticaba e da goiaba. 

Ela também contém muita vitamina C, o que a torna excelente para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Sem falar que esta vitamina ajuda a combater os sintomas de ansiedade, estresse e até mesmo a depressão. 

Afinal, sua ação antioxidante ajuda a diminuir a produção de cortisol e promove a ação da dopamina, o famoso hormônio da felicidade. 

Além disso, esta fruta possui minerais essenciais para a saúde da sua tireóide, como o cobre. 

Também é importante lembrar que por ser rica em fibras, ela auxilia no funcionamento do nosso intestino e aumenta a sensação de saciedade. 

Contudo, semelhante ao camu-camu, esta fruta não costuma ser consumida in natura por ter um sabor bem azedo. Por isso, ela é bastante utilizada na produção de iogurtes, vitaminas, sucos, geleias, entre outras sobremesas. 

Pajurá

O pajurá, também chamado na região amazônica de pajurá-da-mata, é uma fruta com propriedades nutritivas pouco exploradas. 

Contudo, este alimento é muito utilizado pela medicina popular para tratar problemas gastrointestinais, como disenterias.

Segundo alguns estudos, a polpa desta fruta possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante, combate a diabetes e previne doenças cardiovasculares. 

Além disso, o pajurá também têm carotenóides que podem se transformar em vitamina A no seu organismo, promovendo a saúde dos seus olhos. 

Sem falar que essas substâncias também são importantes para a saúde do nosso coração e atuam na prevenção de alguns tipos de câncer. Fantástico, não é mesmo? 

Diferente do araçá-boi e do camu camu, o pajurá é super docinho e possui uma polpa bem carnuda, o que facilita seu consumo in natura.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre alguns alimentos sazonais da Amazônia? Ficou com vontade de experimentar?

Então, aproveite que estamos no período de safra do Araçá-boi e temos sua geleia disponível no nosso site!

Confira também o artigo sobre “Os Incríveis Benefícios do Cacau”! Lembrando que toda segunda-feira tem conteúdo novinho aqui no blog para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *