HISTÓRIA, INGREDIENTES

Conheça os Incríveis Benefícios do Cacau!

CACAU

A Páscoa está cada dia mais próxima e já dá pra sentir o cheirinho de chocolate no ar! Mas, você conhece os principais benefícios do cacau, a principal matéria prima do nosso amado chocolate? 

Essa fruta, nativa das florestas com clima tropical da América Central e do Sul, já foi uma valiosa moeda de troca. 

De acordo com registros históricos, os primeiros adoradores do cacau foram as civilizações pré-colombianas. Misturado com várias especiarias, suas sementes eram usadas para produzir uma bebida quente considerada divina. 

Após sua chegada no velho mundo, os europeus adicionaram alguns ingredientes novos na receita da bebida feita de cacau, como o açúcar. Além disso, foi somente no século 19 que o chocolate em barra, como consumimos hoje, foi criado. 

Apesar de muitos considerarem o chocolate como vilão, o problema não é sua matéria-prima, mas sim aquilo que adoça ele! Afinal, o cacau puro tem vários benefícios para a nossa saúde, principalmente para o nosso sistema cardiovascular! 

Como o Dia do Cacau está chegando (26 de março), resolvemos falar um pouquinho das propriedades incríveis deste alimento que vai te surpreender! 

Boa leitura! 

História do Cacau no Brasil

O cacau tem grande importância histórica e econômica para o nosso país. Apesar de ser oriundo das bacias do rio Amazonas, seu cultivo foi muito bem sucedido no Nordeste. 

No século 19, na mesma época do ciclo da borracha, o Brasil vivenciou o ciclo do cacau. Neste período, assumimos as primeiras posições de produtores mundiais do cacaueiro. 

Além de gerar grandes riquezas para o Brasil, a produção do cacau, principalmente no estado da Bahia, influenciou muito a cultura deste estado. 

Atualmente, alguns países da África lideram o ranking de produção, mas o Brasil ainda está entre os 10 maiores produtores de cacau do mundo. 

Benefícios do Cacau

Como falamos, o cacau possui propriedades que são muito benéficas para a nossa saúde, a começar pela presença dos polifenóis, que atuam como poderosos antioxidantes no nosso organismo. 

Além disso, esta fruta também contém flavonóides, que são da classe dos fitoquímicos e também tem ação antioxidante e anti-inflamatória no nosso corpo. 

Combatendo o estresse oxidativo, esses compostos auxiliam na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, alguns tipos de câncer, aterosclerose, entre outros. 

Sem falar que estas substâncias também são essenciais para manter nossa saúde cardiovascular. Afinal, além de auxiliarem no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o LDL, eles possuem propriedades vasodilatadoras. 

Ou seja, aumentam o fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do seu organismo, e diminuem sua pressão arterial, evitando a ocorrência de infartos e AVCs. 

Lembrando que o cacau também estimula a produção de serotonina (o hormônio da alegria). Sabe aquela sensação de bem estar e prazer que sentimos logo após comermos um chocolate?? É graças ao cacau! 

Contudo, para usufruir destes benefícios, o recomendado é utilizar o cacau em pó em suas receitas. Caso você não aceite abrir mão de comer aquele chocolatinho, então opte por aqueles com maior porcentagem de cacau em sua composição. 

A escolha mais fitness e saudável é o chocolate 70%. Mas, se você acha muito amargo, também há aqueles com 60% e 45%. E a boa notícia é que na Flor de Jambu você encontra todas estas opções!

Os chocolates amazônicos são feitos com o cacau cultivado por agricultores familiares da região do Rio Tocantins. Além de sua produção ser de forma sustentável, o cacau da Amazônia é considerado um dos melhores do mundo! Sabia disso?? 

Gostou de conhecer mais sobre os principais benefícios do cacau?? 

Bateu aquela vontade de experimentar?? Então, não perca tempo e aproveite as promoções especiais desta semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *