Publicado em Deixe um comentário

Você já conhece Alter do Chão no Pará?

alter-do-chão-flor-de-jambu

Finalmente o verão chegou! Época de férias, confraternizações e um merecido descanso. Por isso, viemos te dar uma dica de destino de viagem inesquecível: Alter do Chão!

Reconhecido internacionalmente como uma das praias mais belas do Brasil, e cenário inclusive de uma das novelas da Globo, Alter do Chão é um verdadeiro caribe de água doce.

Situado em Santarém, no estado do Pará, este destino possui diferentes atrações dependendo da época do ano. 

Neste artigo vamos te dar várias dicas caso você esteja se planejando para visitar este paraíso. Vem conferir!

Alter do chão: quando ir?

Depende do itinerário que você deseja fazer! Se você é uma pessoa mais praiana, então é melhor ir na temporada de seca que começa em agosto e termina no início do mês de janeiro.

Mas, se você é apaixonado por fazer passeios de barco, e quer ter a oportunidade de apreciar melhor algumas espécies de animais comuns da região, então viaje entre o final do mês de janeiro e início do mês de julho. 

Alter do chão: como ir?

Se você está partindo de Brasília, Belém, ou Manaus, então é possível pegar um voo direto para o aeroporto de Santarém, que fica a menos de 40 km de Alter do Chão.

Do aeroporto é possível recorrer a um táxi, ônibus, ou você pode optar por um carro alugado. Contudo, esta última opção tem suas desvantagens porque depois que estiver na vila você perceberá que a maioria dos passeios são feitos a pé, ou de barco. 

Alter do chão: pousadas

Antes de falar de algumas opções de hospedagem, é importante ressaltar que fazer reservas com antecedência é o mais recomendado. Afinal, as alternativas são um pouco limitadas. 

Há opções de pousadas e bangalôs que ficam bem próximos das praias mais famosas, e possuem uma incrível integração com a natureza, como a Pousada Boutique Villa Alter, Pousada Villa Arumã, Pousada Vila AMZ, entre outras. 

Há também algumas opções de hotéis com quartos mais tradicionais, mas que são super bem equipados, como o Agualinda Hotel, e o Hotel Mirante da Ilha, que tem vista para a Ilha do Amor. 

Alter do chão: praias

Ilha do Amor

Se você está em busca de areia branca, águas cristalinas e uma boa infraestrutura com barraquinhas, então visite a famosa Ilha do Amor. 

Esse é um dos points mais frequentados pelos turistas, principalmente no verão. Mas, se você deseja conhecer outras praias banhadas pelo Rio Tapajós, então visite o Cururu, a Ponta do Mureta e a Praia do Cajueiro. Lembrando que o pôr do sol visto destas praias é um espetáculo sem igual!

Lago Verde

Esta ilha fica exatamente entre o Rio Tapajós e a Ilha do Amor. Contudo, ela só aparece no período de estiagem das chuvas. 

Além de ser excelente para tomar banho, a natureza ao ser redor é exuberante. Fato que nos faz lembrar dos passeios incríveis pela Floresta Encantada!

Fora a oportunidade de conhecer de perto algumas comunidades ribeirinhas, as excursões de barco te levam para uma imersão dentro da selva amazônica. 

Aproveite a Festa do Sairé

Pretende conhecer esta região no mês de Setembro? Então não deixe de aproveitar esta celebração folclórica que dura cerca de 5 dias. 

Mesclando elementos católicos e profanos, a Festa do Sairé é cheia de rituais, músicas e danças coreografadas. Um verdadeiro espetáculo que atrai muitas pessoas todos os anos. 

Um dos pontos altos desta celebração é o Festival do Botões, que representa a luta entre o boto-cor-de-rosa e o boto tucuxi, ao som do carimbó (ritmo tipicamente amazônico).

Gostou de saber um pouquinho mais sobre o caribe brasileiro? 

Então fique ligado no nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.