HISTÓRIA, INGREDIENTES, PARCEIROS

Você já conhece a Cachaça de Jambu?

cachaça de jambu shot

A cachaça de jambu é uma bebida autêntica brasileira que é um invento do empresário Léo Porto, proprietário do famoso bar Meu Garoto, que fica no estado de Belém. 

A ideia de unir a aguardente de cana-de-açúcar e o jambu, uma planta típica da região norte do Brasil, resultou em uma bebida diferente de qualquer outra no mundo. 

Afinal, ela traz uma sensação única de dormência em toda a boca, que é o efeito do espilantol. Este composto, também considerado afrodisíaco, é o que faz o jambu proporcionar esta sensação de formigamento que amortece nossos lábios. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história da cachaça no brasil, e contar sobre o processo de criação da deliciosa cachaça de jambu! Vem com a gente!

História da Cachaça no Brasil

A história da cachaça no Brasil nos transporta para a época do início da colonização. Ou seja, são cerca de 500 anos de história!

Apesar dos registros sobre este assunto serem escassos, acredita-se que a primeira cachaça foi feita entre 1516 e 1532. 

Assim que os portugueses começaram a trazer a cana-de-açúcar para ser cultivada em terras brasileiras, alguns engenhos começaram a ser construídos no litoral do país. 

Contudo, não se sabe ao certo em qual dos engenhos foi produzida a primeira “marvada” (um dos nomes dados para esta bebida). 

O que se sabe é que os portugueses já conheciam as técnicas de destilação, pois costumavam fazer destilados de frutas. Mas, em algum momento, resolveram aplicar esta técnica no caldo da cana-de-açúcar. 

O sucesso desta bebida foi tanto que em 1660 houve a Revolta da Cachaça, onde os produtores da aguardente foram protestar contra os altíssimos impostos que os portugueses estavam cobrando. 

Uma curiosidade interessante que talvez você não saiba é que no dia 13 de setembro é comemorado o dia internacional da cachaça! Afinal, esta bebida tem grande importância histórica e econômica para o Brasil. 

cachaça de jambu caipirinha
Cachaça com Jambu

Como surgiu a Cachaça de Jambu

O proprietário do boteco Meu Garoto, Leo Porto, sempre observou as infusões com bebidas alcoólicas que seu pai realizava.

Inspirado nisso, ele também buscou fazer novos sabores de destilados com diferentes frutas típicas do Pará. Mas, foi em 2011 que Leo incorporou o espírito do “amazone-se” e fez uma infusão de aguardente com jambu. 

O resultado você já pode imaginar, né?? Sucesso total! Além de atrair mais clientes super interessados em experimentar a sensação única proporcionada por esta bebida, a cachaça de jambu também chamou a atenção de chefs renomados do Brasil.

Utilizada não só na produção de drinks, mas também na cocção de alguns pratos, a demanda aumentou tanto que a produção artesanal não estava conseguindo atender a todos. 

Por isso, ele resolveu ter sua própria plantação de flor de jambu, e inaugurou sua fábrica para produzir em maior escala. 

Apesar de haver outras marcas de cachaça de Jambu no mercado, a marca Meu Garoto é a pioneira e é claro que você pode encontrá-la na nossa loja! 

Se você ficou interessado em saber mais curiosidades sobre o Jambu e suas propriedades tão peculiares, então confira no nosso blog o artigo “Jambu faz bem para saúde”. 

Ficou curioso para experimentar esta cachaça tão diferentona?? Então, clique no botão abaixo e compre agora a sua! 

Posts Relacionados

2 comentários em “Você já conhece a Cachaça de Jambu?

  1. Narinha Tabosa disse:

    Os índios descobriram o efeito anestésico do Jambu e utilizavam a planta para aliviar as dores nos dentes, já que não tinham acesso à serviços odontológicos. Posteriormente improvisaram uma infusão de jambu para acentuar a dormência e o efeito. Nas décadas de 80 e 90 estudantes da UFPA se reuniam no vadião e experimentavam bebidas paraenses feitas no improoviso, entre elas a cachaça de Jambu e a gengibirra. O Leo teve a maravilhosa ideia de engarrafar a cachaça de jambu e abriu para a cachaça as portas do mundo. Os méritos são divididos, cada um no seu tempo e com a sua contribuição

    1. Larissa Carrer disse:

      Que interessante!! Obrigada por contribuir trazendo esta informação! Adoramos quando nossos leitores nos ajudam a levar mais conhecimento para o público!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *