Publicado em Deixe um comentário

Pupunha: conheça os benefícios desta fruta amazônica!

fruta-pupunha

Muito provavelmente você já deve ter experimentado o palmito pupunha, não é mesmo? Mas, você sabia que a palmeira que dá este palmito também dá uma deliciosa fruta conhecida como pupunha? 

Pois é… apesar deste palmito ser bastante conhecido por todo o brasil, a fruta pupunha é mais consumida na região norte do país. 

Por isso, viemos apresentá-la para você. Afinal, esta frutinha é super saborosa, nutritiva, versátil e proporciona diversos benefícios para a saúde! 

Vamos lá? 

cesto-com-pupunha
Pupunha
Fonte: Canva Pro

Curiosidades sobre a Pupunha

A Pupunheira é um espécie de palmeira que se dá em climas tropicais. Acredita-se que esta planta era domesticada desde o período pré-colombiano na região Amazônica. 

O período de sua colheita é entre os meses de dezembro e março. Além disso, a quantidade de cachos que uma palmeira dá por ano depende muito se o período de chuvas será abundante ou não. A cor da fruta pode variar entre tons avermelhados e alaranjados. 

Durante a safra, alguns grupos indígenas fazem festas onde a fruta é servida em forma de farinha, ou cozida. Inclusive, uma curiosidade interessante é que a pupunha não deve ser consumida in natura, pois ela possui a presença do ácido oxálico.

Este ácido pode causar indigestão, principalmente em crianças. Por isso, é importante cozinhá-la antes de comer. Em alguns estados do norte, é comum servi-la cozida no lanche da tarde junto com um cafézinho e um doce de cupuaçu

Além do palmito e da fruta, esta planta é aproveitada de outras maneiras. Sua palha, por exemplo, é usada tanto para cobrir casas, como para a confecção de cestas. Já o óleo da pupunha, por ser bastante nutritivo, é muito utilizado na produção de cosméticos. 

pupunheira-espécie-de-palmeira
Pupunheira
Fonte: Canva Pro

Benefícios da pupunha para a saúde

Possui muitas fibras

A pupunha é uma excelente fonte de energia, pois além de ter uma boa quantidade de carboidratos, ela também têm muitas fibras. E você sabe que as fibras são ótimas aliadas na dieta, não é mesmo? 

Afinal, elas aumentam a sensação de saciedade, além de ajudarem a manter a saúde do seu intestino em dia. Por isso, se tiver com aquele probleminha de prisão de ventre, coma pupunha!

Rica em vitaminas

Além de conter ferro, cálcio e fósforo, a pupunha também é rica em vitaminas! Uma delas é a Vitamina A (retinol), que é super importante para a nossa visão e renovação celular. 

Sem falar que ela tem ação antioxidante, ou seja, ela combate a anemia, previne o aparecimento de câncer, evita a formação de úlceras cutâneas…

Outra vitamina presente na pupunha é a vitamina C. Essa todo mundo sabe que é essencial para o nosso sistema imunológico, não é mesmo? 

Afinal, ela também é rica em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória. Além de ser excelente para a saúde da nossa pele, a vitamina C também ajuda a controlar nossa pressão arterial, bem como os níveis de colesterol. 

Por último, não podemos deixar de falar da presença da Vitamina B1, que é de extrema importância para as nossas funções cerebrais. 

O consumo de alimentos que contém esta vitamina, como a pupunha, ajudam a amenizar sintomas da fadiga, ansiedade e estresse. 

Interessante, não é mesmo?? 

Na loja física da Flor de Jambu você consegue adquirir sua pupunha congelada! Venha nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.