CULTURA, HISTÓRIA

Macapá: pontos turísticos e curiosidades que talvez você não conheça!

bandeira-de-macapá

Nesta semana a cidade de Macapá está fazendo aniversário!! No dia 4 de fevereiro a capital do Amapá está completando 264 anos! 

A cidade do meio mundo (já já vamos te explicar o porquê deste nome) possui curiosidades super interessantes que talvez você desconheça! 

Além disso, há alguns pontos turísticos imperdíveis caso você esteja planejando viajar pra lá! Então, embarque com a gente e conheça melhor sobre mais uma cidade da região norte do Brasil!

5 Curiosidades sobre a cidade de Macapá

  1. Macapá é a única cidade do Brasil a ser cortada pela Linha do Equador! 

Por isso, ela é conhecida como cidade do meio mundo! Além disso, os macapaenses são os únicos que podem presenciar o Equinócio

Para quem não se lembra, o equinócio é um fenômeno astronômico onde tanto o hemisfério sul, como o hemisfério norte, recebem exatamente a mesma quantidade de luz solar. 

  1. Em Macapá existe o maior Forte do Brasil que foi construído para a proteção do rio Amazonas. 

Esta construção, fruto de mão de obra escrava, levou cerca de 18 anos para ficar pronta!

  1. Só dá para chegar na cidade de Macapá de avião ou barco! 

Pois é… Macapá é a única capital brasileira que não tem rodovias que se conectem com outras capitais. Dá pra acreditar?

  1. Macapá também comemora o Círio de Nazaré!

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas no nosso país,  e um dos maiores eventos do planeta!

Apesar desta grande celebração ocorrer em Belém do Pará, os macapaenses também comemoram esta data!

  1. O Estádio do Zerão, o mais popular da região, fica metade no Hemisfério Sul e metade no Hemisfério Norte! 

Os jogadores ficam trocando de lado do planeta durante todo o jogo!

Macapá: pontos turísticos imperdíveis!

O primeiro ponto turístico que vamos falar tem haver com a primeira curiosidade que nós contamos para vocês, que é o Marco Zero!

Este monumento atrai bastante pessoas para assistir ao Equinócio. No topo do obelisco há uma fenda circular que o sol preenche completamente durante este fenômeno. 

Marco Zero em Macapá
Marco Zero
Imagem: Canva Pro

Outro ponto turístico para quem gosta de passeios culturais é o Museu Sacaca. Com exposições a céu aberto e espaços educativos, o museu conta com um acervo rico em amostras da flora e fauna da região do Amapá.  

Além disso, outro ponto com muita cultura e história para contar é o Forte de São José de Macapá, que comentamos na segunda curiosidade. 

Com muralhas de 15 metros de altura, o Forte tem forma de estrela quando visto de cima. Construído durante o período da colonização para proteger a região, o Forte de São José atrai muitos turistas todos os anos. 

 Forte de São José de Macapá
Forte de São José de Macapá
Imagem: Canva Pro

Agora, se você é uma pessoa que gosta de passeios culturais, mas também curte conhecer aqueles locais bem movimentados, cheio de lojinhas, feiras, eventos e muitas opções de restaurantes, então você precisa conhecer o Mercado Central e a Casa do Artesão. 

Além de serem excelentes locais para você provar a comida típica da região, como o tacacá e o camarão no bafo, você também pode aproveitar para conhecer o artesanato que tem muitas influências indígenas.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre esta cidade? 

Se você curte conteúdos sobre turismo, então não deixe de conferir o nosso blog que está recheado de artigos sobre as melhores cidades e pontos turísticos na região norte do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *