O mês de outubro chegou e com ele muitos países celebram o Halloween. Uma data cheia de mistérios e lendas horripilantes que dão aquele frio na espinha.
Contudo, não são apenas as histórias de bruxas que são capazes de nos fazer perder o sono a noite. Há várias lendas do folclore brasileiro tão misteriosas que também vão te dar muito medo.
Por isso, nesse artigo vamos te contas algumas Lendas da Amazônia que são pouco conhecidas pela maioria das pessoas, mas não deixam de ser sombrias.
Ficou curioso? Continue lendo e confira cada uma delas!
Lendas do Folclore Brasileiro
Quem nunca estudou na escola a lenda do Curupira, da Iara, do Boitatá, do Saci Pererê, ou do boto cor-de-rosa?
Aqueles que assistiam ao Sítio do Pica Pau Amarelo devem conhecer essas histórias de cor e saber todos os mistérios que envolvem o folclore brasileiro.
Entretanto, há algumas lendas e mitos da Amazônia que talvez você ainda não tenha escutado falar e que revelam muito sobre o imaginário e cultura dos povos indígenas, caboclos e ribeirinhos. Vêm conhecer!
Mapinguari: o monstro da Amazônia
Você consegue imaginar uma criatura peluda e gigante, com somente um olho, igual um ciclope, e com uma boca imensa na barriga?
Essa é a lenda do Mapinguari contada pelos caboclos que vivem na floresta. Segundo eles, essa criatura emite sons que atraem os caçadores, que são seus principais alvos.
De acordo com algumas histórias, aqueles que sobreviveram ao ataque desse monstro saíram aleijados e extremamente traumatizados pelo encontro com essa terrível besta.
Além disso, os ribeirinhos também costumam contar sobre vários embates que caçadores tiveram com esse monstro.
Há os que acreditam que a história do Mapinguari esteja relacionada com as Preguiças-Gigantes, animais pré-históricos que tinham cerca de 6 metros de altura. Será que é verdade?
Boiúna, a Cobra Grande
Que a Amazônia é cheia de cobras imensas que estrangulam suas presas até a morte, todo mundo sabe. Mas, há uma lenda indígena assustadora sobre uma cobra gigante capaz de se transformar em outros seres.
Segundo contos, a Boiúna é uma cobra tão imensa que por onde passa forma igarapés, valas grandes que criam um canal de água. Além disso, ela é capaz de afundar embarcações e devorar seus pescadores.
De acordo com os relatos de algumas tribos, a cobra grande engravidou uma índia que deu a luz à duas crianças, Honorato e Caninana.
Caninana era uma criança terrível que, quando se transformava em cobra, também conseguia naufragar barcos.
Contudo, Honorato, que também possuía o mesmo poder, tinha bom coração, mas teve que lutar contra sua irmã por conta de suas crueldades. É ou não é assustador?
Matinta Pereira: uma das lendas mais assustadora da Amazônia
Já pensou se você acorda no meio da noite com um assobio aterrorizante e estridente? Pois esse é o som que os moradores das casas escutam quando são assombrados pela Matinta Pereira.
Como é o mês do Halloween, não poderíamos deixar de incluir a história de alguma bruxa, mas, no caso, uma velha bruxa que perturba quem vive na floresta.
Existem várias versões dessa lenda, contudo, a mais sombria é de que a Matinta Pereira é uma feiticeira que vira uma coruja “rasga mortalha” e assombra moradores que, desejando que ela vá embora, lhe prometem fumo.
No dia seguinte, ela aparece na casa para cobrar aquilo que lhe foi prometido. Mas, caso a pessoa não cumpra, terríveis desgraçadas começam a acontecer em sua casa.
Caso um dia você esteja caminhando pela floresta e escute uma voz falando “Quem quer? Quem quer?”, nunca responda “Eu quero!”. É dessa forma que a velha se livra da sina e passa a maldição de ser a Matinta para outra pessoa.
Tá assustado? Espero que você não esteja lendo esse texto antes de dormir.
Uma dica legal para você que gosta dessas histórias é a série Cidade Invisível. Disponível no Netflix, essa produção brasileira incrível soube construir uma excelente narrativa baseada nas lendas do nosso folclore
O que você achou dessas lendas de terror da Amazônia? Conta pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar todas as matérias do nosso Blog!
Excelente relatos parabéns pra vocês.
Não gostei muito chato
Encontrei o que estava procurando dentro desta temática lendas Amazônicas.