CULTURA, HISTÓRIA, INGREDIENTES

Descubra os benefícios da tapioca para a sua saúde!

os-benefícios-da-tapioca

Mocinha ou vilã? Muitos se perguntam sobre os benefícios da tapioca para o nosso organismo e se ela é realmente uma boa opção para incluir na alimentação de quem está fazendo dieta. 

Uma coisa é certa: não tem como não gostar de tapioca. Além de ser fácil de fazer, há várias opções de recheio que ajudam a deixá-la ainda mais saborosa. 

Nesse post, vamos falar um pouquinho sobre sua origem e desvendar esse mistério sobre ela ser ou não ser saudável! Vem com a gente! 

A origem da tapioca

A tapioca é um alimento derivado da mandioca que era cultivada pelos indígenas bem antes da chegada dos portugueses. 

Desta raíz, os indígenas extraíam sua goma que era transformada em um tipo de farinha granulada. Quando aquecida, os seus grânulos formavam uma massa conhecida entre os colonizadores como beiju. 

Na época colonial, principalmente na cidade de Olinda, o beiju caiu nas graças do povo e foi, por muito tempo, um substituto do pão. 

Sua receita possuía diferentes variações dependendo do grupo indígena que a preparava. Além disso, a tapioca também era uma das poucas comidas que faziam parte da alimentação básica dos escravos. 

Conheça agora os benefícios da tapioca para a nossa saúde! 

Os benefícios da tapioca (principalmente para quem está de dieta)

1- Fonte de Energia

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo. 

Portanto, ela é uma boa opção para ser consumida antes da prática de atividades físicas, e também como café da manhã para que você tenha disposição ao longo do seu dia. 

Contudo, por possuir alto índice glicêmico, ela pode atrapalhar sua perda de peso e também piorar o quadro de quem tem diabetes, caso seja consumida em grandes quantidades. 

Afinal, o excesso de insulina está relacionado com o acúmulo de gordura. Por isso, a quantidade de tapioca deve ser moderada e seus acompanhamentos também devem ser bem equilibrados. 

Uma boa dica é recheá-la com proteínas, como ovos ou carnes desfiadas. Se você deseja prolongar a sensação de saciedade, experimente misturá-la com alimentos que são fontes de fibras, como aveia e linhaça.

tapioca com queijo e carne seca
Tapioca com carne seca
Fonte: Canva Pro

2- Não contém glúten

Outro benefício da tapioca, principalmente para os celíacos que não podem comer pão, é que ela não contém glúten. Mas, isso não quer dizer que isso favoreça a perda de peso! 

É um equívoco pensar que ao cortar o glúten da sua alimentação, você estará promovendo seu emagrecimento. 

Na verdade, ao eliminar o glúten você acaba deixando de consumir muitos alimentos que são fontes de carboidratos, o que resulta consequentemente na diminuição do seu peso. 

tapioca com banana e canela
Tapioca com banana
Fonte: Canva Pro

3- Contém minerais

A composição da farinha de tapioca é predominantemente carboidrato. Ou seja, ela não é o alimento mais nutritivo do mundo. Por isso, é preciso fazer combinações inteligentes que deixem sua refeição mais saudável. 

Mas, ela contém alguns elementos que são muito importantes para a nossa saúde, como o ferro, o magnésio e o cálcio. 

Estes minerais são responsáveis pelo transporte de oxigênio no nosso organismo, regulam os níveis glicêmicos no nosso sangue, além de fortalecer nossos ossos evitando doenças como a artrite e a osteoporose. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da tapioca?? 

Aprenda a fazer deliciosas receitas utilizando este ingrediente entrando na nossa seção de Receitas da Amazônia!

3 comentários em “Descubra os benefícios da tapioca para a sua saúde!

  1. Janaína Teixeira disse:

    Obrigada por esse compartilhar de saberes. Amo beiju!

  2. Bom dia! Eu gosto muito de tapioca, Porquê ela é um alimento balanceados respectivamente, gosto dela: com café da manhã, com leite condensado e como, etc.

  3. Rodolfo Augusto disse:

    Fatias de banana com queijo branco derretido, aquela gratinada nas beiradas, pouco de peito de peru e adiciono pitadinha de mel com linhaça. Legal não havia pensado na aveia que como nos cereais c/ frutas. Hoje fiz com iogurte branco tb. deu uma cremosidade bem gostosa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *