CULTURA, HISTÓRIA

Conheça os principais pontos turísticos em Santarém

pontos-turísticos-em-santarém

Quem visita o estado do Pará não pode deixar de conhecer a “Pérola dos Tapajós”. Por isso, resolvemos vir falar aqui no blog sobre os principais pontos turísticos em Santarém. 

Banhada por dois rios, Amazonas e Tapajós, a cidade de Santarém é o local perfeito para quem quer desfrutar da natureza e mergulhar na cultura amazônica. 

Para chegar a Santarém saindo de Belém, a opção mais rápida é pegar um avião. A viagem leva cerca de 1h30. Há também outras duas alternativas: ônibus ou barco. A primeira tem a duração de 30 horas e a segunda demora cerca de 2 dias.

Agora, se você estiver saindo de Manaus, a viagem de avião dura cerca 1h10, e a viagem de barco dura cerca de 30 horas. 

Apesar de ser distante, vale muito a pena conhecer esta cidade. Além dos passeios culturais, há várias opções de praia de água doce com areias branquinhas. 

Sem falar na culinária da região! Lá você poderá experimentar o delicioso tacacá, que é feito com o famoso tucupi, e desfrutar dos deliciosos peixes amazônicos como o tambaqui, o pirarucu, o surubim, o tucunaré…

Quer conhecer os principais pontos turísticos em Santarém? Então, continue a leitura e comece a fazer o planejamento da sua viagem. 

Pontos Turísticos em Santarém

Orla de Santarém

Inaugurada no aniversário de 361 anos da cidade, a Orla de Santarém tem 1.640 metros de extensão. Ela foi construída para estimular o turismo da região e ajudar na prevenção de enchentes. 

A orla é uma excelente opção para quem quer dar uma caminhada no final da tarde, fazer um lanchinho e apreciar o pôr do sol em um dos seus 6 píeres flutuantes. Além disso, dá para ver o encontro das águas, que é outra experiência incrível. 

Encontro da Águas

Este fenômeno da natureza ocorre entre vários rios da região Amazônica. Em Manaus, por exemplo, muitas pessoas vão contemplar o espetáculo que é o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões. 

Em Santarém é possível apreciar o encontro do Rio Amazonas e o Tapajós, que fluem juntos por muitos quilômetros, mas não se misturam. Este fenômeno ocorre por vários motivos, como: composição da água, temperatura, densidade, nível de acidez…

Alter do chão

Se você pretende ir para Santarém para conhecer o Caribe Amazônico, então você precisa se planejar para visitar a região na época da vazante dos rios. Afinal, é no período da seca que as lindas praias de água doce aparecem. 

Quer uma dica? Conheça a Ilha do Amor! É um local maravilhoso com águas cristalinas e uma excelente infraestrutura. Você não vai se arrepender!

Se quiser saber mais detalhes sobre este local, leia também nosso artigo “Você conhece Alter do Chão no Pará?”

alter-do-chão
Fonte: Canva PRO

Flona do Tapajós

Você gosta de fazer trilhas? Então o passeio pela Floresta Nacional dos Tapajós é ideal para você! Além de poder apreciar diversas espécies de animais e plantas, você também poderá conhecer algumas comunidades locais. 

O mais interessante de tudo é aprender sobre como estas famílias que vivem na floresta conseguem usufruir de forma sustentável dos recursos da natureza. 

Além disso, durante o passeio é possível fazer algumas paradas para um banho de igarapé, e também para almoçar um delicioso tambaqui. 

árvore-sumaúma-floresta-nacional-dos-tapajós
Sumaúma
Fonte: Canva Pro

Centro Cultural João Fona

De prefeitura à cadeia pública, esta construção do século 19 já teve várias funções para a cidade de Santarém.

Hoje, o centro cultural João Fona funciona como museu, e tem um acervo incrível para quem quer conhecer mais sobre a história da região. 

centro-cultural-joão-fona
Fonte: Wikimedia Commons

Catedral Nossa Senhora da Conceição

Esta catedral é um dos prédios mais antigos da cidade de Santarém. Há algumas teorias que acreditam que ela foi construída sobre um cemitério indígena. 

As duas torres principais tiveram que ser reconstruídas, pois em 1851 as originais desabaram.

No interior da catedral você poderá encontrar vários vitrais com as imagens dos apóstolos, um museu com objetos e imagens barrocas do século 18, além do sino original que tem quase 150 anos. 

Os pontos turísticos em Santarém definitivamente são locais cheios de história para contar. Sem falar na beleza exuberante da natureza desta região. 

Gostou deste artigo? Então, leia também “Excelentes dicas para curtir o Verão Amazônico”.

catedral-nossa-senhora-da-conceição
Fonte: Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *