CULTURA, INGREDIENTES, NOTÍCIAS

Conheça os benefícios do buriti para a pele e cabelo

benefícios-do-buriti

Delicioso e versátil, o buriti é uma das frutas mais incríveis que você poderá conhecer. Isso porque, além de possuir um sabor único, o buriti possui incríveis propriedades benéficas para a nossa saúde. Não é à toa que ele é muito utilizado em produtos medicinais e cosméticos.

Mas, não é só isso! O buritizeiro, palmeira que dá o buriti, é praticamente 100% aproveitável. Das suas folhas, por exemplo, é possível retirar as fibras para a confecção de artesanatos. Já do seu tronco é retirado um palmito muito saboroso e rico em vitaminas. 

O óleo do buriti, que pode ser extraído tanto da sua semente quanto da polpa, é bastante usado na indústria alimentícia como corante natural. Além disso, por conter substâncias bactericidas e antioxidantes, ele também é super requisitado pela indústria de produtos de beleza. 

Apesar do buritizeiro ser predominante nos estados do norte, é possível encontrá-lo em todas as regiões do Brasil com diferentes denominações. O mais interessante é que estas palmeiras possuem grande importância para o equilíbrio ecossistêmico de regiões onde tem nascentes de água.  

Quer saber mais dos benefícios do buriti e porque ele é tão eficiente para os cuidados da pele e cabelo? Então, continue a leitura!

palmeira-buriti
Palmeira Buriti
Fonte: Canva Pro

Benefícios do buriti para a pele

O que você busca ao cuidar da sua pele? Brilho? Elasticidade? Hidratação? E se eu te contar que o buriti pode te promover tudo isso? Às vezes pagamos por produtos caríssimos cheios de substâncias químicas que a longo prazo fazem mal a nossa saúde, sendo que podemos obter os resultados que precisamos com insumos da natureza. 

O buriti possui um alto teor de betacaroteno! Por isso seu interior é tão alaranjado. O betacaroteno é o responsável pela produção de Vitamina A no nosso organismo. E, para quem não sabe, esta vitamina é uma grande aliada nos cuidados com a pele.

Afinal, ela é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Além disso, essa fruta tem em sua composição a presença de vários ácidos graxos, que unidos às propriedades antioxidantes também ajudam a estimular o colágeno da pele. 

Aliás, outro benefício dos ácidos graxos é que eles evitam o ressecamento e promovem a hidratação, deixando sua pele com uma textura muito mais macia. O hidratante corporal da Saboaria Rondônia, que é enriquecido com óleo vegetal de buriti, é perfeito para que você usufrua de todos estes benefícios e recupere a vivacidade da sua pele. 

Também não podemos deixar de citar que já há pesquisas que mostram a eficácia do óleo de buriti para a cicatrização, bem como para tratar peles irritadas ou com queimaduras. Apesar de proteger a pele contra as ações nocivas do sol, o uso do protetor continua sendo indispensável.

Hidratante Corporal enriquecido com Óleo de Buriti

Benefícios do buriti para o cabelo

Fora o fato de prevenir os danos dos raios ultravioletas na pele, o óleo de buriti também ajuda a tratar cabelos ressecados pelo excesso de exposição solar. Sem falar que seu uso constante é excelente para diminuir o frizz. 

Outro benefício dessa frutinha é a presença de vitaminas do complexo B, que são essenciais para fortalecer sua saúde capilar. Se você sofre com queda, enfraquecimento dos fios, ou se incomoda com a descoloração natural, então o óleo de buriti pode te ajudar a amenizar estes efeitos. 

Além disso, o buriti também tem ômega 3, que é super importante para manter seus cabelos hidratados e bonitos. Tanto a vitamina B quanto o ômega 3 auxiliam na circulação do couro cabeludo, promovendo o crescimento natural. 

Cosméticos Naturais com Óleo de Buriti

Você sabia que agora a Flor de Jambu também está trabalhando com cosméticos naturais feitos com insumos Amazônicos? E o melhor de tudo é que a maioria deles é feito com óleo de buriti, que como acabamos de ver possui vários benefícios!

Confira abaixo

O creme esfoliante facial possui micropartículas de buriti que ajudam a remover as células mortas e promover a renovação celular trazendo uma textura macia para a sua pele.

O Sérum Facial com óleos de buriti e babaçu é rico em antioxidantes que amenizam marcas de expressão e ainda deixam sua pele hidratada e iluminada.

O desodorante natural com óleos de buriti e babaçu tem propriedades bactericidas, promove a hidratação e ajuda a amenizar irritações.

O Lip Balm também é enriquecido com óleos de buriti e babaçu! Ele ajuda a proteger, nutrir e hidratar lábios ressecados.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *