HISTÓRIA, INGREDIENTES, PARCEIROS

A incrível versatilidade do Coco Babaçu!

coco-babaçu

É na Mata dos Cocais, zona de encontro entre três diferentes biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga e Cerrado), que encontramos em abundância a palmeira que dá o coco babaçu. 

Principal fonte de renda de muitas famílias que residem em estados como Piauí, Tocantins e Maranhão, o coco babaçu é um fruto com sementes oleaginosas muito versátil na culinária, indústria farmacêutica, bem como no setor de cosméticos. 

As “quebradeiras”, como são chamadas as mulheres que colhem e abrem de forma manual os cocos, enfrentam uma luta diária para manter de pé os babaçuais. Apesar desta espécie de palmeira ser muito resistente, principalmente à ação de queimadas, ela é ameaçada pela expansão da pecuária. 

quebradeiras-de-coco-babaçu
Quebradeiras de coco babaçu
Fonte: Canva Pro

As comunidades que são subsidiadas por esta incrível matéria-prima aproveitam da palmeira babaçu como um todo. Suas grandes folhas, por exemplo, são utilizadas para cobrir moradias, bem como na alimentação de animais quando estão secas. 

Além disso, suas fibras também são usadas pelas artesãs na confecção de cestas e peneiras. Seu caule também é aproveitado na construção de casas, extração de palmito e, quando apodrecido, vira adubo para plantações. 

Quer saber mais curiosidades sobre o coco babaçu e quais seus principais benefícios para a saúde? Então, continue a leitura! 

Coco babaçu e seus subprodutos

Além da grande versatilidade de sua palmeira, o coco babaçu também pode ser totalmente aproveitado. O epicarpo, que é parte externa do fruto, é usado na fabricação de estofados de veículos e na produção de vasos de fibra natural. 

Já o mesocarpo, que é a segunda camada interna do coco, vira uma farinha muito nutritiva que é super útil na área de panificação e confeitaria. Logo após o mesocarpo encontramos o endocarpo, que é a parte mais resistente do fruto. Ele é utilizado tanto na confecção de biojoias, bem como na produção de carvão. 

No interior do babaçu estão presentes as amêndoas, que é a parte com maior valor comercial no mercado. Isso porque, delas são extraídas o leite e o óleo de coco. Ambos são utilizados na gastronomia, e na produção de fitoterápicos e cosméticos naturais. 

Inclusive, uma das principais matérias-primas utilizadas na produção dos cosméticos da Saboaria Rondônia é o óleo de coco babaçu. Você irá encontrá-lo na composição do sérum facial, do hidratante labial e do desodorante natural. Todos estes produtos estão disponíveis aqui no site da Flor de Jambu!

cosméticos-naturais
Cosméticos Naturais com Óleo de Coco babaçu

Benefícios do coco babaçu para a saúde 

O óleo de coco babaçu está ganhando notoriedade nacional e internacional. Afinal, seus benefícios são inúmeros para a saúde. Um dos principais componentes deste óleo é o ácido láurico, que é um tipo de ácido graxo excelente para manter as taxas de colesterol do nosso organismo, pois ele aumenta o nível de HDL (colesterol bom). 

Além disso, esta substância pode auxiliar as pessoas que estão em processo de emagrecimento, caso seja aliada com uma dieta equilibrada. A melhora no funcionamento do intestino e o aumento da imunidade também são outros benefícios que podemos atribuir ao óleo de babaçu devido a presença do ácido láurico. Afinal, ele contém propriedades anti inflamatórias, antifúngicas e antimicrobianas.

sementes-de-coco-babaçu
Sementes de Coco Babaçu
Fonte: Canva Pro

Estas mesmas propriedades, associadas com a ação da Vitamina E, que também estão presentes no óleo de coco babaçu, são excelentes para hidratar a pele, amenizar irritações, e até mesmo para tratar acne. Sem falar que a vitamina E auxilia na regeneração da pele e previne o envelhecimento precoce. 

Por ser emoliente, o óleo de babaçu  promove a maciez não só da pele, mas também dos cabelos. Além disso, seu uso contínuo pode ajudar a diminuir o frizz, melhorar o ressecamento dos fios e auxiliar no tratamento de seborreia e psoríase. Incrível, não é mesmo? 

Gostou de descobrir todas estas curiosidades sobre o coco babaçu? Então, clique no botão abaixo e conheça mais sobre os cosméticos naturais da Saboaria Rondônia que leva este incrível insumo amazônico em sua composição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *