CULTURA, HISTÓRIA, NOTÍCIAS

Belém está completando 406 anos! Conheça mais sobre a capital do Pará

igreja-da-sé-flor-de-jambu

O aniversário de Belém chegou!! Entretanto, os paraenses devem estar um pouco chateados porque parece que a tradição do bolo gigante não se cumprirá novamente este ano. 

A capital do Pará está completando 406 anos e é costume que nesta data tão importante se produza um bolo enorme que é distribuído para a população. 

Infelizmente, devido aos últimos acontecimentos, esta tradição não está ocorrendo. No aniversário de 400 anos da capital, o bolo tinha nada menos do que 100 metros! Dá pra imaginar?? 

Mas, desde o ano retrasado a prefeitura local está tendo que se adaptar para evitar aglomerações. Por isso, além de não ter realizado a festa de ano novo e cancelado os blocos de carnaval de 2022, provavelmente não haverá nenhuma programação especial no dia 12 de Janeiro. 

Contudo, não vamos desanimar, afinal, precisamos celebrar esta data mesmo que não seja da forma como gostaríamos. Por isso, resolvemos escrever um artigo contando um pouquinho sobre a história de Belém, e também alguns pontos turísticos importantes que tornam esta cidade tão especial!

Boa leitura!

forte-do-castelo-belém
Forte do Castelo
Fonte: Wikimedia Commons

Um pouquinho da história de Belém do Pará

A região onde hoje se localiza a cidade de Belém já foi cenário de muitas disputas territoriais durante o período da colonização. Isso porque, estas terras já eram habitadas pelos índios Pacajás e Tupinambás quando os portugueses chegaram.. 

Além disso, colonizadores ingleses, franceses e holandeses, também lutaram pela região que acabou sendo dominada por Portugal E, para se defenderem dos ataques tanto de outros colonizadores europeus, quanto dos índios, foi construído o Forte do Presépio. 

Conhecido popularmente como Forte do Castelo, este é um dos pontos turísticos que você precisa conhecer caso venha conhecer a capital do Pará. 

Além de possuir uma vista incrível da Baía do Guajará, e também do centro histórico da capital, a estrutura do Forte possui fragmentos arqueológicos incríveis que nos faz viajar para 1616 (ano da fundação da cidade de Belém).

estação-das-docas-belém
Estação das Docas
Fonte: Canva Pro

Alguns pontos turísticos em Belém 

Gastronômico

Como nós conhecemos bem nossos seguidores, sabemos que vocês gostam mesmo é de comer. Então, não poderíamos deixar de falar de dois locais fantásticos que são excelentes para quem deseja entrar de cabeça na culinária paraense. 

O primeiro ponto é um complexo com vários armazéns que fica na baía do guarujá conhecido como Estação das Docas. Sua inauguração completará 22 anos em maio deste ano. 

Este local centraliza vários elementos culturais, históricos e gastronômicos desta região. E, se você deseja provar pratos típicos paraenses, então comece seu passeio pelo Armazém 2, que também é conhecido como Boulevard da Gastronomia.   

Outro local excelente para encontrar produtos tipicamente amazônicos é o Mercado Ver-o-Peso, que fica a menos de 600 metros da Estação das Docas. 

Inaugurado no início do século 17, este mercado público, que é uma relíquia por ser o mais antigo do Brasil, já foi considerado uma das 7 maravilhas do nosso país. 

mercado-ver-o-peso-belém
Mercado Ver-o-Peso
Fonte: Pixabay

Arquitetônico

Agora, se você é um grande apreciador de prédios e igrejas históricas com arquiteturas de cair o queixo, Belém não irá te decepcionar. 

O Teatro da Paz, por exemplo, possui uma estrutura neoclássica belíssima que foi construída numa época de muita prosperidade para esta cidade, o ciclo da borracha. 

teatro-da-paz-belém
Teatro da Paz
Fonte: Wikimedia Commons

Além disso, há várias catedrais como a Nossa Senhora de Nazaré, e a Catedral da Sé, que possuem esculturas e pinturas de artistas italianos como Domenico de Angelis e Giacomo Muzner. 

As referências e inspirações do estilo europeu nessas construções fizeram com que, por muito tempo, a cidade de Belém fosse conhecida como “Francesinha do Norte”. 

E aí? Gostou de conhecer um pouquinho melhor sobre Belém do Pará?

Para comemorar este aniversário tão especial, só até Domingo (dia 16/01/2022) nós estaremos presente nossos clientes com um brinde especial nas compras acima de R$129,00 reais!!

Mas é só até este Domingo!! Aproveita!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *