CULTURA, HISTÓRIA

Você já ouviu falar do Carnaval na Amazônia?

carnaval-na-amazônia

Que o carnaval é uma das maiores festas que ocorrem no nosso país, todo mundo já sabe! Mas, você conhece o Carnaval na Amazônia? 

Esta festividade, que tem suas origens na Idade Média, movimenta bastante alguns estados da região norte do Brasil, principalmente a cidade de Manaus!

Contudo, apesar do carnaval amazônico também contar com os desfiles no sambódromo e os tradicionais bloquinhos de rua, os nortistas não poderiam deixar de dar seu toque especial a esta festa! 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre algumas características do Carnaval na Amazônia, e como elementos do folclore regional foram incorporados nesta festa tão tradicional! 

Vem com a gente!

Breve história do Carnaval 

Acredita-se que o carnaval tenha como inspiração algumas festas pagãs muito tradicionais entre povos da antiguidade como os babilônios, os mesopotâmicos, os gregos e  os romanos. 

Estas festas tinham em comum rituais que representavam uma troca de papéis sociais. Além disso, tanto o excesso de bebidas e comidas, como também a prática de orgias, mostram como esta celebração está ligada aos prazeres da carne. 

Porém, na tentativa de trazer um novo significado para esta comemoração, a Igreja Católica, no período da idade média, criou a quaresma. 

Desta forma, o carnaval seria um momento onde o homem poderia ceder aos prazeres mundanos antes de cumprir um período rigorosamente religioso. 

Afinal, a quaresma são os 40 dias que antecedem a páscoa, onde as pessoas devem se devotar à prática de orações, jejuns e à caridade aos mais necessitados. 

carnaval na amazônia
Carnaval em Manaus

Carnaval em Manaus

As celebrações do Carnaval na cidade de Manaus começaram no auge do ciclo da borracha. Contudo, as festas ocorriam em clubes restritos à elite da sociedade. 

No início do século XX, inspirados em tendências parisienses, os barões da cidade deram origem aos corsos carnavalescos, que era um desfile de carros e carruagens cheios de enfeites. 

Durante o desfile, perfumes e confetes eram lançados no público que também saía para as ruas para acompanhar o evento. Lembrando que os corsos também ocorriam em cidades como Rio de Janeiro, Olinda e Recife. 

Mas, foi só em 1947 que aconteceu o primeiro desfile oficial das escolas de samba que foram surgindo na cidade. 

Atualmente, além dos blocos de ruas que atraem muitas pessoas todos os anos, os desfiles dos carros alegóricos costumam ocorrer no Sambódromo de Manaus, também conhecido como Centro de Convenções do Amazonas. 

carnaboi
Carnaboi

Carnaval na Amazônia: conheça o Carnaboi!

O Carnaboi é o toque folclórico que comentamos no comecinho do texto. O diferencial do Carnaval de Manaus é justamente esta mescla este os rituais tradicionais com o folclore amazonense. 

Com um programação de 5 dias, o Carnaboi conta com as figuras dos bois-bumbás que levam os seguintes nomes: Brilhante, Corre-Campo, Garanhão, Caprichoso e Garantido. 

O boi-bumbá, para quem não conhece, é uma lenda do nosso folclore que conta a história de uma escrava grávida que estava com desejo de comer língua de boi. Seu marido, tentando agradá-la, mata o boi da fazenda onde trabalhava, mas é preso por isso. 

O senhor da fazenda, revoltado com a situação, convoca padres e curandeiros que conseguem ressuscitar seu animal. Apesar de ter suas origens no Nordeste, a lenda do bumba meu boi também é muito forte na região Norte do Brasil. 

Outro evento típico desta festividade é o concurso de fantasias que ocorre no Teatro Amazonas. Com várias modalidades, o concurso premia os participantes que demonstram mais criatividade e originalidade em suas vestimentas. 

Gostou de conhecer um pouquinho melhor do Carnaval na Amazônia?? 

Então, segue a gente nas redes sociais e acompanhe nossas notícias, promoções e conteúdos amazônicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *