CULTURA, HISTÓRIA

Filmes na Amazônia: conheça produções que foram ambientadas na floresta

filmes-na-amazônia-flor-de-jambu

Quando falamos sobre filmes na Amazônia, certamente virá a sua mente um clássico dos anos 2000: Tainá

Para quem não se lembra muito bem, Tainá é uma pequena indígena que vive com seu avô próximo ao Rio Negro. Ela cresce ouvindo as histórias e lendas de seu povo. 

Certo dia, ela acaba salvando um macaquinho das mãos de um traficante de animais, que a persegue durante o filme.

Apesar de ser uma obra cativante que conquistou o coração de muitas pessoas, há outras produções cinematográficas que também foram ambientadas na Amazônia, mas não são muito divulgadas. 

Nesse post, vamos falar sobre alguns documentários e filmes na Amazônia que vale a pena você assistir para conhecer um pouco mais sobre a floresta. 

Boa leitura!

Filmes na Amazônia indicados para crianças

Se você tem crianças em casa, nós temos ótimas opções de filmes para estimular o interesse dos pequenos pela nossa floresta desde cedo. 

A primeira indicação é bem conhecida: Rio 2. Esta animação da Blue Sky Studios tem como personagem principal o Blue, uma ararinha azul que descobre que sua espécie está em extinção. 

Embarcando em uma viagem até a Amazônia, Blue e sua família se deparam com a ameaça da destruição. Vale muito a pena assistir! 

Outra animação bem bacana é “Ainbo: a guerreira da Amazônia”. Ainbo é uma adolescedente que nasceu na aldeia de Cándamo e tenta salvar seu povo de homens dominados pela ganância. 

Por último, temos o filme “Amazônia”, que foi dirigido pelo francês Thierry Ragobert. Nesta história, vemos as belezas da floresta na visão de um macaco prego que sempre foi criado em cativeiro. O visual desta produção é maravilhoso!

Confira algumas opções de filmes e documentários

Vamos começar com uma indicação nacional baseada em fatos reais: Pureza. Este filme conta a história de uma mãe que saiu em busca de seu filho que não deu mais notícias após ir trabalhar como garimpeiro. 

Após se deparar com trabalhadores rurais sendo feitos de escravos, e o desmatamento ilegal da floresta, Pureza Lopes busca pelas autoridades para tentar fazer justiça. 

Outra indicação é o documentário “A última floresta”. Lançado ano passado no Netflix, esta produção busca mostrar a rotina do grupo indígena Yanomami, que vive na Amazônia muito antes da chegada dos colonizadores. 

Além de lidar com todas as ameaças com a chegada dos garimpeiros, os Yanomamis lutam para tentar manter suas tradições vivas. 

Para quem gosta destas especulações e lendas sobre civilizações escondidas na Amazônia, uma boa indicação é o filme “Z- A cidade perdida”

Baseado em fatos reais, este filme conta a história do explorador inglês Percy Fawcett que sempre acreditou na existência de uma cidade perdida na floresta Amazônica. 

Mas, em uma de suas expedições Percy simplesmente desapareceu, e até hoje ninguém sabe de seu paradeiro. Este filme conta com artistas famosos como Tom Holland e Robert Pattinson. 

Outra obra que merece ser adicionada à sua lista é “Amazônia Eterna”. Este filme nos faz olhar para a floresta sob diferentes aspectos e levanta a discussão sobre o grande potencial no uso sustentável de seus recursos. 

O mais interessante dessa produção é que o tema levantado não é só debatido por empresários ou ambientalistas, mas também pelo próprio povo da floresta, como os ribeirinhos e os indígenas. 

Gostou das indicações? 

Conta pra gente nos comentários se você conhece mais produções que são ambientadas na Amazônia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *