CULTURA, HISTÓRIA, INGREDIENTES

Dicas de viagem para a Ilha de Marajó 

viagem-para-a-ilha-de-marajó

Está planejando visitar Belém nessas férias de fim de ano? Então, não deixe de conhecer a Ilha de Marajó! Lá é o local perfeito para recarregar as baterias, curtir a natureza e desacelerar esse ritmo frenético de quem vive em grandes cidades. 

Apesar de algumas agências oferecerem a opção de fazer só um bate-volta para apreciar os principais pontos turísticos, o mais recomendado é que você fique na ilha de 2 a 3 dias para aproveitar melhor as belezas únicas e naturais deste lugar. 

Os municípios mais famosos são Soure e Salvaterra. Ambos têm ótimas opções de praias, restaurantes, comércios e hotéis. Uma das melhores formas de chegar à ilha é pegando uma lancha rápida que sai do Terminal Hidroviário de Belém. 

A viagem dura cerca de 2h30min e as acomodações são bem confortáveis. Contudo, na alta temporada é indicado comprar os bilhetes com antecedência no próprio terminal. Além disso, a partida dos navios costuma ser bem cedo!

Se você preferir ir de carro, então vai precisar pegar uma balsa em Icoaraci. A grande vantagem é ter mais autonomia dentro da ilha, já que o principal meio de transporte é o táxi. 

Quer saber mais curiosidades sobre este lugar encantador e ficar por dentro de várias dicas para a sua viagem? Então, continue a leitura! 

Um pouco da história da Ilha de Marajó

Banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Rio Amazonas, a Ilha de Marajó já foi o lar de grupos indígenas que viveram durante o período pré-colombiano (antes do século XV). Um dos maiores legados destes povos foi a arte da cerâmica, que é praticada e comercializada até hoje. 

No município de Soure há dois lugares super especiais onde você pode apreciar e conhecer um pouco mais sobre esta arte: Ateliê Arte Mangue Marajó e M’barayó Cerâmica Marajoara

Lembrando que na Flor de Jambu você pode adquirir peças exclusivas de cerâmicas marajoaras feitas pelo Mestre Guilherme Sant’ana e pintadas pelos artistas Sebastian e Maynara Sant’ana

Outro símbolo desta ilha são os búfalos! Não se assuste se estiver andando no meio da rua e encontrar um. Há algumas histórias que envolvem a chegada desses animais ao arquipélago. A maioria acredita que eles estavam sendo transportados em um navio para as Guianas, mas a embarcação acabou naufragando perto da ilha.

Os búfalos possuem um papel importantíssimo para a economia local, pois eles são um dos principais atrativos turísticos da região. Além disso, é do leite de búfala que se produz o famoso Queijo Marajoara. Não deixe de experimentar, pois o seu sabor é surreal! 

O couro desses animais também é aproveitado para fazer peças de vestuário, como sapatos, chapéus e bolsas. Uma indicação de local para você encontrar esse tipo de artefato é o Curtume Art Couro Marajó, que fica em Soure. 

queijo-marajoara
Queijo Marajoara
Fonte: Canva Pro

O que fazer na Ilha?

Como falamos, a Ilha de Marajó é o destino ideal para quem busca sossego e calmaria. Se você quiser ficar próximo do Porto Camará, de onde saem e chegam as embarcações, então é melhor se hospedar em Salvaterra. 

Uma das praias mais famosas deste município é a Praia Grande. Ela possui uma orla bem extensa com vários restaurantes para você experimentar a culinária local. Um dos pratos mais conhecidos desta região é o Filé Marajoara, que é feito com carne e queijo de búfala. 

Se você gosta de conhecer lugares históricos, então visite as Ruínas de Joanes. Lá se encontra uma igreja bem antiga que foi erguida no século XVII pelos jesuítas. Próximo ao local fica a Praia de Joanes, que é super tranquila e possui algumas opções de barzinhos. 

praia-na-ilha-de-marajó
Ilha de Marajó
Fonte: Canva Pro

No município de Soure você também terá muitas opções de lugares para colocar o pé na areia, tomar um solzinho e relaxar. Se estiver procurando por um banho de água salgada, então visite a Praia do Pesqueiro, que é uma das mais famosas e frequentadas da região. 

Outro local com uma excelente infraestrutura é a Praia da Barra Velha. Ela atrai muitos turistas pelo seu visual único, pois há manguezais que rodeiam sua orla. Mas, se você estiver procurando por uma praia mais deserta, então visite a Praia do Céu, que também é belíssima e tem águas super tranquilas. 

Além das praias, há passeios pelas fazendas da região, onde você poderá ter mais contato com os búfalos e até mesmo montar em um deles. O preço e os serviços inclusos dependem da fazenda. 

búfalos-da-ilha-de-marajó

Algumas têm a opção de trilhas pelos mangues, passeios de charrete, e certos locais oferecem um lanchinho especial onde é servido o Queijo Marajoara. As mais conhecidas são a Fazenda Araruna e a Fazenda de São Jerônimo. Vale a pena visitar!

Gostou de todas essas dicas? Confira também nosso artigo “Artesanato Marajoara: um símbolo da identidade nacional”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *