AMAZÔNIA, COSMÉTICOS, CULTURA, HISTÓRIA, INGREDIENTES

Andiroba: um dos maiores tesouros da Amazônia

sementes-de-andiroba

Quem já passeou pelo Mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, certamente já se deparou com várias lojas vendendo o famoso óleo de andiroba. Muito popular na região norte do Brasil, a andiroba é um insumo amazônico com diversos atributos fitoterápicos. 

Os povos indígenas, muito antes da chegada dos europeus, já conheciam os benefícios desta árvore e faziam uso da andiroba como remédio natural para tratar diversos tipos de males. 

Mas, ignorando toda a sabedoria ancestral dos povos originários, os colonizadores começaram a explorar indiscriminadamente sua madeira para a construção civil e naval, deixando de lado suas incríveis propriedades medicinais, e praticamente levando esta espécie à extinção.

Felizmente, este cenário foi se transformando ao longo dos anos e o óleo de andiroba passou a ser alvo de pesquisas, inclusive do mercado internacional. A comprovação de seus variados benefícios fez com que a andiroba se tornasse um produto de grande interesse pela indústria, principalmente farmacêutica e de cosméticos.  

Quer saber mais curiosidades sobre esta árvore amazônica e quais seus principais benefícios para a saúde? Então, continue a leitura! 

sementes-de-andiroba
Sementes de Andiroba
Fotos: Diogo Hungria

De origem tupi, andiroba significa “óleo amargo” 

Podendo chegar até 30 metros de altura, a andirobeira é uma espécie de árvore comum em regiões de várzea (secas ou inundadas). Seu fruto, que costuma conter de 4 a 16 sementes, na maioria das vezes se desprende naturalmente e é coletado por extrativistas. 

Do bagaço que contém dentro das sementes é que se extrai o óleo de andiroba. Mas, o processo de retirada do óleo é custoso e pode levar vários dias. Isso porque, as sementes são fervidas e depois precisam descansar para amolecer a massa (bagaço). 

Todo esse trabalho, em muitas comunidades amazônicas, é feito tradicionalmente pelas mulheres. Inclusive, existem várias superstições que envolvem o processo de retirada do óleo de andiroba. 

Uma delas é de que mulheres grávidas ou menstruadas não podem manusear o bagaço e muito menos olhar para os cestos em que as sementes estão descansando. Caso contrário, a massa seca e o óleo não sai. Interessante, não é mesmo? 

Após a retirada do óleo, o bagaço é utilizado na produção de sabão para banho e também na confecção de velas, que são muito eficazes para afastar mosquitos. Isso porque, a árvore da andiroba possui uma substância que funciona como repelente natural e é muito útil para repelir insetos e também parasitas como piolho, carrapato…

Pasta Esfoliante Natural enriquecido Açaí, Buriti, Cacau e Andiroba

Andiroba: benefícios

Como falamos, o óleo de andiroba é muito utilizado pela medicina popular para diversas funções. Tal fama entre os povos indígenas e outras comunidades amazônicas despertou o interesse de vários pesquisadores que descobriram que a andiroba realmente tem várias propriedades terapêuticas. 

Um dos usos mais comuns é no tratamento de dores musculares causadas por artrite, artrose, reumatismo, ou por conta de alguma lesão ou pancada. Isso porque, a andiroba tem compostos com ação anti-inflamatória e analgésica. 

Por conta de tais propriedades, o óleo de andiroba também é bastante utilizado popularmente para tratar sinusite e dores de garganta. Mas, já há alguns estudos que não indicam o consumo de seu óleo via oral, sendo mais recomendado fazer um chá de suas folhas. 

Outro uso da andiroba é na produção de cosméticos para o cabelo, pois além de ajudar a hidratar os fios, ela auxilia na redução do frizz e retoma o brilho.

Além disso, o uso tópico do óleo é muito comum para tratar problemas de pele como psoríase, eczema e outros tipos de dermatites que causam vermelhidão ou irritação. Por ser emoliente, o óleo também ajuda na hidratação deixando sua pele muito mais suave e macia. 

Você sabia que a Pasta Esfoliante Natural de Café Robusta da Saboaria Rondônia, que é um produto vegano, possui em sua composição a andiroba? Além de remover a camada de células mortas da pele de forma bem delicada, este esfoliante ajuda na revitalização cutânea e na uniformização do tom. 

Quer conhecer mais sobre este produto e outros cosméticos feitos com ativos amazônicos? Então, clique no botão abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *