AMAZÔNIA, COSMÉTICOS, INGREDIENTES, PARCEIROS, SUSTENTABILIDADE

A importância da Bioeconomia para a Amazônia

bioeconomia-na-amazônia

Apesar de possuir diversos conceitos por estar presente em vários setores da indústria, a Bioeconomia está atrelada ao desenvolvimento sustentável e circular, tendo como foco a utilização de recursos biológicos na produção de bens e serviços. 

Em outras palavras, a Bioeconomia é uma ciência que busca investir em pesquisa, inovação e novas tecnologias, com o objetivo de agregar valor à biodiversidade e diminuir os impactos ambientais. 

Desde o início da Revolução Industrial, e da descoberta do petróleo em 1859, o planeta vêm sofrendo exponencialmente com a emissão de carbono e produção de resíduos, resultando na destruição de diversos ecossistemas e nos problemas causados pelas mudanças climáticas. 

Dentre as soluções abordadas nas últimas Conferências das Nações Unidas sobre o Clima, o investimento em Bioeconomia é uma delas, afinal, o modelo econômico tradicional se tornou insustentável e extremamente nocivo ao meio ambiente. 

No contexto econômico brasileiro, o progresso no setor da Bioeconomia também é bastante promissor, pois nosso país é detentor da maior biodiversidade do planeta. Só no bioma Amazônico existem mais de 60 mil espécies de plantas e animais vertebrados. 

Analisando a situação atual da Floresta Amazônica, que vem sofrendo com os elevados índices de desmatamento, um modelo econômico que preze pela floresta em pé se faz extremamente necessário. 

É por isso que neste artigo vamos falar sobre a importância da Bioeconomia para a preservação da Amazônia e, principalmente, para a valorização das comunidades tradicionais da floresta. Vamos lá? 

bioeconomia
Bioeconomia
Fonte: Canva Pro

Entenda melhor sobre a Bioeconomia

Como citamos, o modelo econômico tradicional não é benéfico ao meio ambiente, pois seus processos são lineares, ou seja, há a extração da matéria prima, sua transformação em algum tipo de bem e, posteriormente, seu descarte, gerando um acúmulo de resíduos. 

Já a Bioeconomia não finaliza seus processos na fase de descarte, pois aquilo que viraria lixo será reutilizado (economia circular). Além disso, existe uma preocupação muito maior no momento da extração dos recursos, pois são priorizados aqueles que são renováveis. 

A Bioeconomia também tem como objetivo implementar a sustentabilidade em todas suas operações, optando por sistemas de produção de energia limpa, evitando a emissão de carbono na atmosfera. 

Este novo modelo econômico está presente na produção de alimentos, remédios, cosméticos, roupas, vacinas, biocombustíveis, bioplásticos, bioinseticidas… Além disso, a Bioeconomia tem potencial para criar milhares de empregos, principalmente para as pessoas que vivem na zona rural. 

Exemplos da Bioeconomia na Floresta Amazônica

A Saboaria Rondônia é um excelente exemplo da Bioeconomia sendo posta em prática na Amazônia. Idealizada e gerenciada por mulheres rurais da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, a Saboaria Rondônia é uma indústria de cosméticos sustentáveis que usa insumos amazônicos como o coco babaçu, o óleo de buriti, a andiroba, o café robusta…

Serúm Facial com Óleos Naturais de Babaçu e Buriti

Além de criar produtos naturais, saudáveis e livres de crueldade animal, a Saboaria Rondônia recupera áreas degradadas, transformando-as em regiões produtivas. Este trabalho colabora diretamente para a preservação ambiental, bem como para a geração de renda e emprego para as comunidades da região. 

Outro exemplo de empresa que integrou os princípios da Bioeconomia em todos os seus processos é a Warabu, parceira da Flor de Jambu. Criada em 2018 pelo Chef Jorge Carlos Neves, a Warabu produz deliciosos chocolates orgânicos que utilizam grãos de cacau produzidos por agricultores familiares do município de Altamira (Pará). 

chocolate com castanha do pará
Chocolate da Amazônia com Castanhas do Brasil e Açaí

Também prezando por uma cadeia produtiva sustentável, os chocolates da Warabu valorizam a incrível biodiversidade das nossas florestas. Além de sua principal matéria-prima ser o cacau da Amazônia, que é considerado um dos melhores do mundo, outros ingredientes amazônicos, como o puxuri, a castanha do Brasil e o guaraná, são utilizados para aromatizar e agregar ainda mais sabor para as barras. 

Ao adquirir e consumir produtos frutos da Bioeconomia você também estará colaborando para o crescimento deste setor e, consequentemente, para a preservação da Floresta Amazônica. Clique no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *