AMAZÔNIA, CULTURA, SUSTENTABILIDADE

O que são sistemas agroflorestais e qual sua importância? 

sistemas-agroflorestais

Sistemas agroflorestais (SAFs), ou agroflorestas, são formas de agricultura que combinam a produção agrícola e florestal em uma mesma área. Esses sistemas produtivos são baseados no cultivo de árvores, plantas agrícolas e criação de animais em um mesmo local, seguindo princípios ecológicos.

O objetivo desses sistemas é aumentar a produtividade da terra, melhorar a qualidade do solo, preservar a biodiversidade e ter um aproveitamento mais eficiente dos recursos disponíveis no ecossistema.

Além disso, os SAFs podem aumentar a fonte de renda de produtores familiares, pois as agroflorestas reduzem a dependência da monocultura, permitindo uma maior diversificação de produtos para a comercialização. 

Quer entender melhor sobre as agroflorestas e saber o porquê elas são uma excelente estratégia de preservação ambiental comparado aos sistemas agrícolas tradicionais? Então, continue a leitura! 

Sistema agrícolas convencionais x Sistemas agroflorestais

Os sistemas agrícolas convencionais e os sistemas agroflorestais são abordagens muito diferentes para a produção de alimentos e outros produtos agrícolas. Enquanto os sistemas convencionais se concentram na produção em larga escala e na eficiência de custos, os sistemas agroflorestais buscam promover a biodiversidade, a conservação do solo e a sustentabilidade a longo prazo.

Os sistemas agrícolas convencionais, prezando pela alta produtividade, utilizam técnicas intensivas, como o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, a monocultura e a drenagem dos solos. Essas técnicas têm um impacto significativo na natureza, causando a degradação da terra, a poluição da água e a perda da biodiversidade. 

Além disso, os sistemas agrícolas convencionais dependem muito de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, para a produção e transporte de alimentos, o que contribui para a emissão de gases do efeito estufa e para as mudanças climáticas.

Em um sistema agroflorestal, o cultivo agrícola e a produção florestal são complementares, de forma que as árvores ajudam a melhorar a qualidade do solo e a proteger as plantas agrícolas dos efeitos climáticos adversos, enquanto as plantas agrícolas fornecem nutrientes para as árvores e ajudam a melhorar a diversidade da flora local.

Os SAFs podem ser projetados de diversas formas, dependendo das necessidades do produtor e das condições do terreno. Os principais tipos de sistemas agroflorestais são: 

  • agrossilvicultura;
  • silvipastoril;
  • agrofloresta sucessional; 
  • sistemas agroflorestais com culturas perenes ;
  • sistema agroflorestal de enriquecimento de capoeira;
agricultor-familiar
Agricultores Familiares
Imagem: Canva Pro

Benefícios das agroflorestas 

As agroflorestas são consideradas sistemas de produção sustentável, pois ajudam a reduzir a pressão sobre áreas naturais. Confira abaixo os principais benefícios socioambientais destes sistemas:

  • Conservação do solo: as árvores, arbustos e plantas herbáceas ajudam a manter a fertilidade do solo, prevenindo a erosão e melhorando a retenção de água;
  • Biodiversidade: os sistemas agroflorestais promovem a diversidade de plantas e animais, criando e restaurando habitats para uma maior variedade de espécies.
  • Controle de pragas e doenças: a diversidade de plantas nos sistemas agroflorestais ajuda a evitar naturalmente a disseminação de pragas, reduzindo a necessidade de pesticidas químicos.;
  • Redução das emissões de gases do efeito estufa: os sistemas agroflorestais podem capturar carbono do ar e armazená-lo nas árvores e no solo, amenizando os impactos das mudanças climáticas;
  • Segurança alimentar: os SAFs podem gerar uma grande variedade de produtos alimentícios, como frutas, castanhas e raízes, proporcionando uma fonte mais diversificada e segura de alimentos para as comunidades locais.

Em resumo, enquanto os sistemas agrícolas convencionais têm um impacto negativo no meio ambiente, as agroflorestas oferecem muitos benefícios ecológicos, e podem ser uma abordagem mais sustentável e resiliente para a produção de alimentos e outros produtos agrícolas.

Produtos da Flor de Jambu que são cultivados em SAFs

Você sabia que alguns produtos da Flor de Jambu vêm de agroflorestas? Um deles é o delicioso Café Apuí. Feito por agricultores familiares no município de Apuí, no estado do Amazonas, este café amazônico é cultivado em sistemas agroflorestais totalmente livres de agrotóxicos. Se você ainda não experimentou, então clique aqui

café-orgânico-da-amazônia

Outro produto que também é fruto de SAFs são as sementes de puxuri. Esta especiaria amazônica possui um aroma levemente defumado e pode ser utilizada como substituta da noz moscada. Na seção Receitas da Amazônia nós ensinamos a fazer uma deliciosa tartelete de chocolate aromatizada com puxuri, cumaru e guaraná. Clique aqui para conferir! 

Gostou deste conteúdo? Então,leia também nosso artigo “Qual a importância do Ecoturismo na Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *