INGREDIENTES

Vamos conhecer o açaí?

Açaí é um fruto nativo da Amazônia, que possui uma tradição muito forte e importante na região Norte, onde come-se na sua forma mais natural possível, podendo acompanhar farinha de tapioca ou farinha de mandioca.

A farinha de tapioca é granulada e branca, tendo um formato de pequenos flocos e ficando crocante na boca. Já a farinha de mandioca é mais amarelada, podendo ter várias texturas, como a fina ou a farinha d’água de Bragança, que já comentamos por aqui no blog.

Açai com tapioca
Açaí com açúcar e farinha de tapioca

 

O açaí ficou tão popular no dia-a-dia do brasileiro, que expandiu-se para outras regiões do Brasil, mas de um forma bem diferente e polêmica do costume local, adicionando açúcar e guaraná na sua comercialização, deixando-o como um produto energético e de sobremesa. E a criatividade do brasileiro não para por aí, adicionam frutas, doces e até leite. 

Na Amazônia, o açaizeiro raiz é quem come puro! 

Açaí nutella x Açaí Raiz

açai com granola
Açaí com granola e frutas
(Photo by Jeremy Bishop on Unsplash)

O açaí tem muitas vitaminas e antioxidantes e é utilizado na indústria de cosméticos devido ao seu poder de antienvelhecimento. Com toda a potência do açaí, é importante lembrar a sua procedência para garantir o comércio justo a todos da cadeia, já que é no estado Pará que existe a maior produção do fruto no Brasil, onde existe um papel socioeconômico muito importante para as famílias da região, chegando a representar até 60% da renda familiar.

Para que o açaí chegue até as casas de milhões de pessoas, exige um trabalho dos coletores, os chamados peconheiros, que escalam as palmeiras com cerca de 25 metros de altura, trazendo os cachos na mão, um trabalho braçal, que envolve muita técnica e cuidado. Em seguida, o açaí passa pelo processo de debulhamento e seleção, onde fica de molho por um período. Após a lavagem, é por meio de uma despolpadeira que se extrai o suco do açaí. É  a partir da quantidade de água que se define se o açaí será grosso, médio ou fino. Dependendo da região, o açaí além de percorrer quilômetros para chegar nas nossas casas, também navega pelos rios amazônicos! É um caminho enorme para que ele chegue até os lares brasileiros!

Nesta série da conexão Amazônia, não podíamos deixar de contar sobre o significado do açaí: “fruto que chora”, ou que “expele água”. Esse nome é proveniente de uma lenda do folclore amazônico. A lenda conta que Iaça, filha do cacique Ikati, teve uma criança, mas ela foi morta devido a pobreza que se alastrava na aldeia. Iaça chorou por muitos dias e ao ouvir a risada de sua filha no meio da noite, foi atrás de seu espírito. Quando ficou diante da criança e abraçou-a, Iaça acabou abraçando uma palmeira. A palmeira era o pé de açaí, onde Iaça morreu desolada de tanto chorar. A partir deste momento, o açaí foi descoberto, salvando a aldeia da fome.

O nome é uma homenagem à filha do cacique, pois é Iaça ao contrário. 

Além de consumir o açaí na forma tradicional com o fruto podemos ter subprodutos como: açaí em pó, geleia de açaí, creme de chocolate com açaí, molho de pimenta, licor e etc.

E aí gostou dessa história? Bora tomar uma açaí?

flordejambu.com 

Texto produzido por Projeto Rebbú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *