HISTÓRIA

A riqueza imensurável

Quando ouve-se a palavra Amazônia, é impossível defini-la em apenas um aspecto, é composta de rios, florestas, animais, frutas exóticas,é mística, tem poder de cura e possui uma beleza imensurável. 

floresta_amazonia
Pelos rios da Amazônia.

Em um momento de fortes mudanças climáticas, líderes de vários países do mundo se reuniram na Cúpula do Clima para buscar objetivos em prol do meio ambiente. Aqui na flordejambu.com estamos atentos nessas medidas e gostaríamos de lembrar de algumas potencialidades da nossa Amazônia plural:

1- Evita o aumento da temperatura

A floresta tem um poder de reter o gás carbônico através dos tecidos vegetais, ajudando a controlar a temperatura do planeta em 2,2%, segundo o IPAM, 2001, é por este motivo que a Floresta Amazônica funciona como grandes armazéns de carbono. Com o desmatamento, todo o armazenamento é destruído e os gases são emitidos na natureza, aumentando a temperatura do planeta devido ao efeito estufa.  Um verdadeiro ar condicionado natural que precisamos valorizar!

2- Abundância em água

Com uma imensidão em água doce, é na Amazônia, onde se encontra o rio mais extenso e mais volumoso do mundo, o Rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes no Peru, passa na Colômbia e no Brasil, onde deságua no Oceano Atlântico.

A bacia hidrográfica do Rio Amazonas, passa por 8 países e 7 estados brasileiros, contemplando cinco usinas hidrelétricas no Brasil.  

É na Amazônia que está o maior arquipélago fluvial do mundo (Mariuá) e por onde passam mais de 1700 rios, detendo cerca de 20% da água doce do mundo

rios_da_amazonia

3- Biodiversidade

Com toda essa riqueza hídrica e florestal, nasce uma biodiversidade única. São diversas espécies de animais, como o boto, peixe-boi, ariranha, piranha, jacaré, entre outros. Há também diversas ervas medicinais, que originam chás e óleos essenciais naturais. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2012), estima-se que cerca de 60 mil espécies de plantas e animais

vertebrados vivem na floresta Amazônia, a maior diversidade de espécies do planeta! Uma biodiversidade ainda inexplorada, pois a cada década novas espécies ainda são descobertas.

4- Frutas exóticas

gastronomia_amazonica

O clima tropical úmido da Amazônia é propício para o amadurecimento de frutas exóticas, dizem que são mais de 200 espécies, sendo que algumas delas só é possível encontrar na Amazônia! 

É camu-camu, cacau, acaí, buriti, cupuaçú, tucumã, uajuru, deu até água na boca, conheça algumas dessas frutas através de geleias, doces e farinhas de frutas no nosso site.

5 – Moradia

moradia_na_amazonia

É na floresta Amazônia o lar de diversos povos indígenas, ribeirinhos, que acumulam um riquíssimo patrimônio cultural: são costumes, línguas, dialetos, técnicas de caça, pesca, agricultura e sustentabilidade, tornando-os os verdadeiros guardiões da floresta.

Esses são só alguns exemplos resumidos da relevância da Amazônia.

Cuidar, preservar e valorizar é um pequeno ato de agradecimento do quanto ela já fez e faz por nós todos os dias.

flordejambu.com

Texto: Projeto Rebbú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *