COSMÉTICOS, PARCEIROS, SUSTENTABILIDADE

4 motivos para você começar a usar Desodorante Natural

cosméticos-veganos

O desodorante natural é mais uma tendência que está sendo adotada por aquelas pessoas que querem aderir a um estilo de vida mais saudável e que não prejudique o meio ambiente. 

Por ser um produto de higiene pessoal que se tornou indispensável na nossa rotina, é importante termos conhecimento dos ingredientes que fazem parte de sua composição, e quais seus efeitos sobre o nosso organismo. 

Infelizmente, a maioria dos antitranspirantes e desodorantes tradicionais que encontramos nos mercados e farmácias, apesar de terem um preço mais em conta, possuem metais pesados e outros elementos que, a longo prazo, podem trazer malefícios ao nosso corpo. 

Por isso, o desodorante natural é uma opção muito mais benéfica para a nossa saúde, além de não ser um agente poluente. Quer saber porque você deve hoje mesmo substituir seu desodorante tradicional por uma versão natural? Então, continue a leitura!

O suor é mocinho e não vilão!

Antes de falarmos sobre os benefícios do desodorante natural, é relevante esclarecermos a importância da transpiração para o nosso organismo. O suor é uma função fisiológica responsável por manter a temperatura do nosso corpo.

Em outras palavras, é um processo natural de refrigeração que ocorre quando estamos praticando alguma atividade que gere um excesso de calor. Além de controlar nossa temperatura corporal, o suor mantém nossa pele hidratada e ajuda a eliminar toxinas. 

Apesar de todos estes benefícios, para muitas pessoas o suor é sinônimo de roupas manchadas e um cheirinho desagradável. Por isso, tornou-se bastante popular o uso de antitranspirantes, que além de terem a função básica do desodorante (eliminar o mau odor), ainda inibem a transpiração. 

Contudo, o grande problema é a composição destes produtos. Para combater as bactérias que causam o mau cheiro nas axilas, por exemplo, muitas marcas utilizam uma substância com ação antisséptica chamada triclosan. 

Apesar deste agente bactericida não causar danos significativos à nossa saúde, pois a concentração utilizada nos produtos é baixa, o triclosan é extremamente maléfico para o meio ambiente, pois ele é uma substância tóxica para organismos aquáticos. 

Outro elemento nocivo que também é bastante encontrado em desodorantes e antitranspirantes são os conservantes, como é o caso dos parabenos. Alguns estudos mostram que os parabenos podem causar alergias, dermatites e contribuir para o envelhecimento precoce da pele. 

Além disso, não podemos esquecer da presença dos sais de alumínio, que são os responsáveis por obstruir os poros impedindo a liberação do suor. Já existem pesquisas que investigam algumas hipóteses que associam o acúmulo de alumínio no organismo com a ocorrência do câncer de mama e o mal de Alzheimer. Mas, ainda não existe comprovação científica. 

Confira agora os benefícios do desodorante natural! 

benefícios-do-desodorante-natural
Fonte: Canva Pro

Principais benefícios do Desodorante Natural

O primeiro benefício que precisamos citar é a ausência de produtos químicos, que como acabamos de ver, podem ser nocivos para a nossa saúde e para o meio ambiente. Além disso, por mais que algumas substâncias sejam consideradas inofensivas devido a baixa concentração, elas podem ter efeito cumulativo e causar danos a longo prazo. 

Outro excelente benefício é o uso de ingredientes naturais na composição dos produtos. Os mais comuns são os óleos essenciais, que dependendo do tipo possuem propriedades bactericidas, antifúngicas, antisépticas e anti-inflamatórias. Também é bastante comum a presença de óleos vegetais, que devido aos ácidos graxos, tem ação emoliente, ou seja, hidrata e suaviza a textura da pele. 

O uso destes ingredientes nos leva ao próximo benefício: os desodorantes naturais são ideais para todo o tipo de pele, sobretudo para as mais sensíveis. Produtos naturais, principalmente aqueles que utilizam ingredientes orgânicos (sem agrotóxicos), são muito menos propensos a causarem qualquer tipo de irritação ou alergia. Portanto, eles são mais indicados para quem sofre de sensibilidade cutânea e até mesmo para crianças. 

Por último, não podemos deixar de citar que a maioria das marcas que produzem desodorantes naturais são livres de crueldade animal. Para ter certeza que o seu produto não foi testado em nenhum bichinho, opte por marcas veganas!

desodorante-natural-com-óleos-vegetais

Desodorante Natural da Saboaria Rondônia

O Desodorante Natural da Saboaria Rondônia é uma excelente opção para você que quer abandonar hoje mesmo essas versões tradicionais cheias de ingredientes químicos. Os óleos vegetais de buriti e babaçu, que fazem parte da sua composição, tem ação bactericida, cicatrizante e auxiliam na hidratação da região das axilas.  

Além de ser um produto vegano, sem alumínio, livre de parabenos e cruelty free, o Desodorante Natural da Saboaria Rondônia é produzido de forma sustentável por empreendedoras rurais do estado de Rondônia, que fazem um incrível trabalho de revitalização de áreas degradadas da Amazônia, tornando-as produtivas. 

Já pensou poder cuidar da sua pele e do meio ambiente ao mesmo tempo? Clique no botão abaixo e saiba mais sobre este produto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *