CULTURA

Festival Parintins

É no mês de junho que tradicionalmente acontece uma das festas mais famosas e tradicionais do norte do país, o festival folclórico em Parintins, há cerca de 370 km de Manaus, no Amazonas.

Considerado como um das maiores manifestações culturais no meio da floresta, atraindo milhares de turistas de várias regiões do país e do mundo para a Ilha Tupinambara. Segundo o site de secretaria da cultura e criativa do Amazonas, existe uma média superior a 38 mil espectadores por ano,  o festival reúne, aproximadamente, 600 brincantes por boi-bumbá, divididos na composição rítmica (Marujada do Caprichoso e Batucada do Garantido), encenação de rituais, tribos indígenas e figuras típicas. Uma verdadeira festa esplêndida!

Com muita alegria e energia, é no bumbódromo que acontecem os desfiles e a competição dos bois-bumbás: boi caprichoso e o boi garantido. Um verdadeiro  carnaval amazonense, com apresentações repletas de fantasias, danças, música e alta rivalidade entre os dois bois, sendo o boi caprichoso sendo representado pela cor azul e o boi garantido, pela cor vermelha. 

festa_de_parintis
Festival Folclórico de Parintins – Foto de Michael Dantas/SEC

O desfile

Os desfiles são minuciosamente organizados, sendo conduzidos por um mestre de cerimônia que narra o evento do início ao fim. Um dos grandes destaques das apresentações são a porta-estandarte, que carrega o símbolo do boi, e a cunhã poranga, que é uma personagem que representa a indígena mais bonita da aldeia. Uma tradição espectacular que move o Amazonas!

O festival costuma acontecer todos os anos,  na última semana do mês de junho, e durante três noites seguidas, começando na sexta-feira e terminando no domingo, com duração de 2h-2h30 de duração por noite. Atualmente, está interrompido devido a pandemia da covid-19.

boi_caprichoso
Festival Folclórico de Parintins – Foto de Michael Dantas/SEC

“Ei você aí na multidão

Encontre o seu coração

Vem pra Parintins

Vem pra ser feliz

O coração te espera com amor

Deixa a batucada te levar

No compasso que vai te fazer se apaixonar

Oh, oh, oh, oh

Em Parintins o nosso olhar já se cruzou”

O amor é garantido – Boi caprichoso

O coração até aquece neste inverno com uma vontade de ir à festa em Parintins!

Flordejambu.com 

Texto produzido por Projeto Rebbú.

Observação: Não temos preferências por nenhuma das torcidas.

Referências:

https://cultura.am.gov.br/portal/festival-folclorico-de-parintins/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *