É no mês de junho que tradicionalmente acontece uma das festas mais famosas e tradicionais do norte do país, o festival folclórico em Parintins, há cerca de 370 km de Manaus, no Amazonas.
Considerado como um das maiores manifestações culturais no meio da floresta, atraindo milhares de turistas de várias regiões do país e do mundo para a Ilha Tupinambara. Segundo o site de secretaria da cultura e criativa do Amazonas, existe uma média superior a 38 mil espectadores por ano, o festival reúne, aproximadamente, 600 brincantes por boi-bumbá, divididos na composição rítmica (Marujada do Caprichoso e Batucada do Garantido), encenação de rituais, tribos indígenas e figuras típicas. Uma verdadeira festa esplêndida!
Com muita alegria e energia, é no bumbódromo que acontecem os desfiles e a competição dos bois-bumbás: boi caprichoso e o boi garantido. Um verdadeiro carnaval amazonense, com apresentações repletas de fantasias, danças, música e alta rivalidade entre os dois bois, sendo o boi caprichoso sendo representado pela cor azul e o boi garantido, pela cor vermelha.
O desfile
Os desfiles são minuciosamente organizados, sendo conduzidos por um mestre de cerimônia que narra o evento do início ao fim. Um dos grandes destaques das apresentações são a porta-estandarte, que carrega o símbolo do boi, e a cunhã poranga, que é uma personagem que representa a indígena mais bonita da aldeia. Uma tradição espectacular que move o Amazonas!
O festival costuma acontecer todos os anos, na última semana do mês de junho, e durante três noites seguidas, começando na sexta-feira e terminando no domingo, com duração de 2h-2h30 de duração por noite. Atualmente, está interrompido devido a pandemia da covid-19.
“Ei você aí na multidão
Encontre o seu coração
Vem pra Parintins
Vem pra ser feliz
O coração te espera com amor
Deixa a batucada te levar
No compasso que vai te fazer se apaixonar
Oh, oh, oh, oh
Em Parintins o nosso olhar já se cruzou”
O amor é garantido – Boi caprichoso
O coração até aquece neste inverno com uma vontade de ir à festa em Parintins!
Flordejambu.com
Texto produzido por Projeto Rebbú.
Observação: Não temos preferências por nenhuma das torcidas.
Referências:
https://cultura.am.gov.br/portal/festival-folclorico-de-parintins/