Publicado em Deixe um comentário

Comidas típicas na Amazônia

Viajar para a Amazônia é realmente viver uma experiência gastronômica única de tanta riqueza. 

São frutas, pancs (plantas alimentícias não convencionais), temperos e farinhas que cada região possui sua particularidade. Bora descobrir mais um pouco sobre a gastronomia amazônica?

Vamos comerça com o famoso do tacacá!

tacacá
Foto: Tacacá feito pelo restaurante Marahu em São Paulo

A receita típica envolve o mix de ingredientes do camarão, a goma de mandioca e as folhas de jambú (sim, o jambu que adormece a língua e é presente na culinária amazônica), transformando em uma receita com gosto único, exótico e saboroso. Come-se tradicionalmente quente e em uma cuia.

Uma outra receita amada que utiliza o jambu é o pato no tucupi! Parecido com o tacacá, o pato é um cozido no caldo do tucupi (aquele tempero delicioso que vai bem com tudo feito de mandioca), existem receitas que usam o pato assado e depois o acrescenta no tucupi. Adiciona-se jambu e acompanha arroz e farinha de mandioca. 

Quem já provou o x-caboquinho?

Uma fruta que é bastante usada na gastronomia amazonense e já comentamos aqui, é o tucumã. Queridinho dos manauaras, o tucumã virou a fruta principal de algumas comidas típicas amazonense, a mais famosa é o X-CABOQUINHO, que é um lanche feito com pão francês, tucumã, queijo coalho e banana! É uma delícia e tradicionalmente, come-se no café da manhã, também é possível encontrar a sua versão na tapioca. 

Peixe não pode faltar!

Algo que não pode faltar na gastronomia amazônica é o peixe. Cada região tem o peixe de água doce mais tradicional, alguns nomes já são conhecidos como: filhote, tambaqui, pirarucu, matrinxã, tucunaré, curimbatá, entre outros. Come-se frito, assado, cozido (na caldeirada), na brasa, acompanha-se vinagrete, farofa, açaí e baião amazonense. É muito comum fazer bolinhos destes peixes e comer como petiscos! hummm! No nosso blog temos algumas receitas com peixe, visite!

Foto: Peixe filhote frito acompanhado de açaí feito no restaurante Marahu em São Paulo

Cupuaçu é vida!

Agora vamos para o doce, e o rei da Amazônia é o cupuaçu. Além do suco que é delicioso, o cupuaçu é utilizado em muitas receitas, como o tradicional doce de cupuaçu, mousse, bombons, bolos, geleias e até chocolate feito de cupuaçu

Doce de cupuaçu com farinha de mandioca de Bragança-PA

Além de todas essas delícias temos muitas outras, como a maniçoba e o arroz paraense, que são pratos típicos do Pará, como também a baixaria que é um prato tradicional do Acre.

E para você qual prato é a cara da Amazônia?

Onde encontrar comida amazônica em São Paulo?

Marahu Comida Paraense: Rua Dr. Bacelar. 649 – Vila Clementino

Casa Tucupi : Rua Major Maraglino, 74 – Vila Mariana

Até logo, flordejambu.com

Texto produzido por Projeto Rebbú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.