INGREDIENTES

Já provou chocolate amazônico?

chocolate-amazônico-loja-flor-de-jambu

Em barra, em creme, em pó, bombons, bolos, nibs, chocolate é bom com tudo! Mas é importante sempre lembrarmos que nem tudo o que parece é chocolate realmente! Há muitos produtos disponíveis no mercado que não utilizam o cacau em suas fórmulas, mas sim muitos aromatizantes e corantes artificiais do cacau, leite e açúcar refinado. 

Para ser considerado um chocolate com alta qualidade, é necessário que ele possua efetivamente a concentração do fruto do cacau e na sua forma mais natural possível, sem adicionais de conservantes, corantes ou estabilizantes. 

A notícia boa é que existe cacau em abundância na Amazônia, sendo o Pará o maior estado produtor! Temos exemplos muito importantes de produtores que vem executando um trabalho sustentável e de qualidade, como é o caso do chocolate DeMendes, que é uma das produções paraenses, já foi premiado duas vezes internacionalmente. Outro exemplo é o chocolate no Rio Juruá da Amazônia, que foi ganhador do prêmio Prata no International Chocolate Awards em 2019. 

Aqui na flordejambu.com não é diferente, valorizamos o cacau de qualidade, um dos nossos principais parceiros é a Cacau River, empresa que produz chocolate com amêndoas oriundas de produção sustentável as margens do Rio Tocantins no Pará. O cultivo do cacau é feita pelos ribeirinhos da região como seu Luís.

Produtor de cacau
Seu Luís um dos produtores da Cacau River

Nós tivemos a oportunidade de conhecer o cultivo agroecológico de cacau no quintal do Seu Luis e foi possível ver de perto o impacto positivo e contribuição ao desenvolvimento sócio-econômico da região que a Cacau River proporciona, são mais de 10 famílias envolvidas produção do Cacau. 

fermentacao_cacau
Amêndoas de cacau pós fermentação

Dizem que o cacau é um alimento dos Deuses, afinal, possui inúmeros benefícios, além do seu sabor delicioso!

É energético, possui poderosos antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol ruim, ajuda a aliviar a tpm (tensão pré menstrual), auxilia na regulação do intestino e é um antidepressivo natural! 

Saber a procedência do cacau e consumir o chocolate amazônico de produção local, gera impacto positivo nas comunidades ribeirinhas e faz com que a cadeia circular do bem continue ativa.

flordejambu.com

Texto produzido por Projeto Rebbú. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *