INGREDIENTES

Café Amazônico

café-apuí-orgânico

CONEXÃO AMAZÔNIA – DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Quando ouvimos falar sobre café no Brasil, vem automaticamente à cabeça a região sudeste do país e o café arábica. Mas você sabia que o café de Rondônia detém de 97% da produção do café Amazônico?

Robusta Amazônico Especial de origem indígena

Dia mundial do café

Aproveitando que hoje é o Dia Mundial do Café, 14 de abril, a flordejambu.com vai contar um pouquinho sobre a importância da produção do café e apresentar um novo sabor na sua xícara: o café amazônico. Um dos exemplos é a produção do café robusta de Rondônia, com uma acidez sutil, corpo aveludado, acentuado e retrogosto marcante, o café robusta possui o dobro de cafeína do café arábico, sendo mais perceptível pelo paladar.  

Cafeicultor indígena Tawã Aruá – Foto: Grazielly Aruá

Trabalho feito por pequenos produtores

Para que o café amazônico chegue na mesa dos brasileiros, envolve um trabalho de muita dedicação e parceria: instituições de pesquisa, pequenos produtores, órgãos governamentais, extensão rural e iniciativa privada que trabalham em colaboração na produção e distribuição. Os frutos deste trabalho vão além da venda do café:

  • Estudos de novas técnicas e pesquisa, para conservação da floresta devastada, tornando-a muito mais sustentável
  • Realização da colheita no período correto, sem utilização de aditivos, misturas sem agrotóxicos, de forma orgânica 
  • Transformação da realidade de agricultores familiares e geração de renda 
  • Empoderamento dos indígenas e de mulheres na cafeicultura 

Um dos exemplos do resgate e valorização das tradições da agricultura familiar, é o Café APUÍ, produzido no sul do Amazonas, com selo Orgânico Brasil, são 59 famílias beneficiadas pela sua produção, trazendo aumento de 300% da renda anual do pequeno produtor. Além disso, com muita pesquisa e técnicas sustentáveis, já foram reflorestadas 45 hectares pela produção de café agroflorestal.


Esses são apenas alguns exemplos do café amazônico e das potencialidades do nosso Brasil, o mais importante é que compõe a tríade que priorizamos na Flor de Jambu: traz sabor e qualidade para a nossa mesa, ajuda o pequeno produtor e faz bem para o meio ambiente! Para quem quiser adquirir o café orgânico amazônico, acesse o link.

Os benefícios do café são tantos, que não é à toa que é considerado a segunda bebida mais consumida do mundo. Para que seu consumo seja consciente e de qualidade, é sempre muito importante saber a história do café. 

Gostaríamos de indicar alguns materiais de referência para conhecer sobre o café amazônico: 

Documentário sobre os cafés Robustas Amazônicos: um capítulo “arrobustado” dos quase 300 anos de história do café no Brasil.

https://youtu.be/tG1xUSKZwbw

Vídeo O Idesam em Apuí (AM) – Café em Agrofloresta

https://www.youtube.com/watch?v=qTwHwzMaiDs&ab_channel=Idesam

Artigos sobre café:
https://idesam.org/cafe-em-agrofloresta/
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48939353/robusta-amazonico-e-caso-de-sucesso-na-cafeicultura-nacional


Perfis no insta para seguir sobre café amazônico:
@cafeapui
@idesam
@embrapa
@robusta_mazonico
@mulheresdocafederondoni
@renata.k.silva
@lacoopbrasil

Orgulho é poder consumir um café nacional, de qualidade, proveniente da Amazônia, que respeita a natureza e o produtor local. O café fica até mais gostoso! 

Você já se perguntou de onde vem o café que você toma hoje? 

flordejambu.com

Texto produzido por Projeto Rebbú. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *