Pulseira – Aldeia Urunai

R$99,90

Pulseira de miçanga exclusivo feitos pelas mulheres indígenas da Amazônia da Terra Indígena Tumucumaque (Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana).

Tradição, Saber ancestral e Beleza em uma única peça.

Aldeia: Urunai

Artesã: SALETE TIRIYÓ

Medidas aproximadas (cm): 18,5 c x 6,5 l

Cores principais: Vermelho e preto

Em estoque

SKU: bio-iep-pu-736 Categorias: ,

Descubra a essência da floresta amazônica com as pulseiras indígenas de miçangas, inspirado nas tradições e saberes ancestrais das mulheres indígenas da Amazônia Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana.

A Articulação das Mulheres Indígenas Tiriyó, Katxuyana e Txikiyana (AMITIKATXI) surgiu em 2018 no oeste da Terra Indígena Tumucumaque, no norte do Pará. Seu objetivo é fortalecer a organização comunitária e planejar o futuro de suas terras e modos de vida, em colaboração com os caciques e líderes locais.

O Fundo de Artes e Artesanatos Wëriton Iyeripo, estabelecido pela AMITIKATXI, foi criado para promover o desenvolvimento dos artesanatos locais. Esse processo está relacionado tanto em termos de preservação dos conhecimentos tradicionais quanto na sua comercialização.

Além disso, 0 Iepé (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena) atua em dez Terras Indígenas na região do Amapá, Pará e áreas adjacentes. Sua missão é fortalecer cultural e politicamente as comunidades indígenas do Planalto das Guianas, promovendo o desenvolvimento sustentável e reforçando suas formas de gestão comunitária. O Iepé trabalha para garantir o respeito aos direitos das populações indígenas como povos diferenciados.

Portanto, cada peça é mais do que um acessório, é uma manifestação de cultura e sustentabilidade. Feita à mão com técnicas artesanais indígenas preservadas ao longo das gerações, cada peça captura a beleza única da Amazônia e promove o empoderamento das comunidades locais.

Ao adquirir as pulseiras de miçanga feitas por mulheres indígenas da Amazônia você fará parte dessa jornada de preservação e valorização da Amazônia e de suas comunidades indígenas.

Peso 0,1 kg
Dimensões 5 × 5 × 1 cm
Tamanho

18,5 x 6,5 cm

Avaliações

Ainda não há avaliações

Seja o primeiro a avaliar “Pulseira – Aldeia Urunai”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *