CULTURA, INGREDIENTES, NOTÍCIAS

Veganismo e vegetarianismo: diferença entre os termos!

veganismo-vegetarianismo

Assim como é crescente o número de pessoas que decidem parar de comer carne ou consumir qualquer produto de origem animal, houve uma aumento considerável nas pesquisas por “veganismo e vegetarianismo: diferença entre ambos”. 

Por isso, nós viemos aqui te explicar! 

Mas, antes de esclarecer sobre as principais diferenças, vamos falar sobre alguns dados super importantes que você precisa saber: 

  • Cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Em algumas regiões metropolitanas esta porcentagem é um pouco maior. (dados do IBOPE 2018)
  • Mais de 50% dos brasileiros aumentaram seu consumo de produtos veganos. (dados do IBOPE 2018)
  • A busca pelo termo “vegano” teve um aumento de mais de 300% no Google Trends nos últimos 5 anos (de 2016 a 2021).
  • Cerca de 46% dos brasileiros deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana. (dados do Ipec 2021)

Estas informações mostram uma mudança nos hábitos alimentares da sociedade que refletem diretamente em questões ambientais. 

Afinal, a agropecuária e a agroindústria acarretam em muitos prejuízos ao meio ambiente, sem falar no desequilíbrio que elas causam em vários ecossistemas. 

Neste artigo vamos conversar sobre as diferenças entre os termos vegano e vegetariano! 

Além disso, vamos falar um pouquinho sobre as principais classes de alimentos que compõem a dieta destes grupos. 

Veganismo e vegetarianismo: diferença e curiosidades

O vegetariano é a pessoa que opta por restringir o consumo de alimentos de origem animal. Já o vegano opta por restringir não só o consumo de alimentos, mas também de outros produtos, como cosméticos, que são provenientes ou testados em animais. 

Dentro do vegetarianismo existem alguns grupos de acordo com o tipo de restrição. Há os ovovegetarianos, que só comem ovos dentro de todos os alimentos de origem animal. 

Além disso, há os ovolactovegetarianos que, fora o consumo de ovos, também se alimentam de leites e derivados. 

E, há os lactovegetarianos, que consomem produtos lácteos, mas não comem ovos e nenhum tipo de carne. 

Por último, há os vegetarianos estritos, que são muito confundidos com os veganos porque eles não consomem nenhum alimento de origem animal. Mas, o vegetariano estrito só faz restrições alimentares, diferente dos veganos. 

Ficou um pouco mais claro a diferença entre cada um dos termos?? 

Confira agora alguns alimentos essenciais na dieta de todos estes grupos!

O que o vegano pode comer?

Os principais alimentos que são a base da dieta dos veganos, que deveria ser a base da alimentação de todos, são os vegetais, legumes e frutas. 

Fora a riqueza de vitaminas nestes grupos de alimentos, eles também são excelentes fontes de proteína. Preocupação máxima daqueles que pensam que a proteína só é proveniente das carnes. 

Além disso, os cereais, grãos, sementes e leguminosas, também estão presentes em grande parte das receitas veganas. O feijão, por exemplo, é alimento riquíssimo que além de ser fonte de proteína, também é fonte de ferro, cálcio e fibras. 

Se você ainda não conhece nosso Feijão Manteiguinha de Santarém, então você precisa experimentar! Além de acompanhar super bem pratos salgados com pescados, ele é excelente para preparar receitas doces! Isso mesmo! Sobremesa com feijão! 

Ainda dentro destes grupos, nós temos na nossa loja a Castanha do Pará e a Semente do Cumaru, que também é conhecida como “baunilha da amazônia”. 

Ambos são alimentos excelentes para você incluir no seu dia a dia, principalmente se você segue uma dieta vegana. 

A castanha do Pará, por exemplo, além do complexo de vitaminas C, E e B6, possui um mineral chamado selênio que atua no seu organismo como um poderoso antioxidante.

Quer saber um pouquinho mais sobre os benefícios da Castanha do Pará para a sua saúde? Então clique aqui para conferir!

E, se você acha que os veganos não podem se deliciar com um chocolate porque todos são à base de leite, você está muito enganado! 

Nós temos opções de Chocolates Amazônicos Veganos que, além de serem muito gostosos, são cultivados de forma sustentável por produtores locais da região do Rio Tocantins. 

Quer conhecer nossa seção de produtos veganos?? Então clique no link abaixo e confira agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *