INGREDIENTES

Quais os principais benefícios do cupuaçu para a saúde?

Cupuaçu

A riqueza gastronômica da região da Amazônia está se popularizando cada vez mais e ganhando o mercado mundial com suas frutas e ingredientes regionais que trazem para as receitas muita personalidade.

O cupuaçu, por exemplo, é uma fruta da Amazônia com sabor bastante característico e versátil.

Utilizado tanto para pratos doces e salgados, o cupuaçu também se revelou um excelente alimento com vários benefícios para a saúde.

Nesse artigo você encontrará algumas curiosidades super interessantes sobre essa fruta e quais as principais vantagens em incluí-la na sua dieta! Confira!

Conheça o Cupuaçu, fruta típica da Amazônia

Na região Amazônica, o cupuaçu é facilmente encontrado e comercializado a preços bem acessíveis.

Contudo, essa fruta não é exclusiva da região norte do nosso país. Também é possível encontrar o cupuaçu na Venezuela, Colômbia e Peru. 

Uma grande vantagem dessa fruta, que é rica em vitaminas, é que ela pode ser muito bem aproveitada pela indústria. 

fruta-cupuaçu
Fruta Cupuaçu
Imagem- Canva Pro

cupulate
Cupulate

Além do uso de sua polpa para elaborar receitas, sua gordura é muito utilizada para a produção de cosméticos, e suas sementes podem virar um delicioso cupulate (doce muito parecido com o chocolate). 

Além disso, o cupuaçu também é muito conhecido por ser um excelente “remédio” para o intestino. Por ser uma fruta que possui muitas fibras, ele pode ajudar a regular sua função intestinal. 

Para conhecer a fundo como essa fruta da Amazônia pode ser um grande aliado na sua dieta, nós separamos para você os principais benefícios do cupuaçu para a saúde. Continue a leitura!

Descubra os principais benefícios do Cupuaçu

  • Excelente fonte de Vitamina C. 

Com alto poder antioxidante, a vitamina C é muito recomendada  para o fortalecimento do nosso sistema imunológico.

  • O cupuaçu possui Vitamina B1

A vitamina B1, muito consumida em cápsula como suplemento, ajuda nossas funções cerebrais e é essencial para o combate do cansaço excessivo e doenças como a depressão.

  • Fonte de Vitamina B2

Essa vitamina, que é um super aliado para o desenvolvimento na fase da infância, participa ativamente da produção de energia do nosso organismo e ajuda a manter a saúde dos nossos olhos, pele e boca.

  • O cupuaçu também tem Vitamina B3

Você já ouviu falar em revitalização do DNA? A vitamina B3 é uma das responsáveis por essa função! Além disso, ela contribui muito no fluxo sanguíneo do nosso corpo. 

  • Para a renovação celular, essa fruta também possui a Vitamina A

Assim como a Vitamina C, ela tem alto poder antioxidante e é muito eficaz na prevenção do envelhecimento, no fortalecimento ósseo e evita enfermidades cardiovasculares. 

O cupuaçu é ou não é um superalimento que você precisa incluir na sua alimentação? 

Contudo, apesar da sua abundância de vitaminas, ainda há uma dúvida em relação a esse alimento que instiga muitas pessoas: o cupuaçu engorda?

cupuaçu
Cupuaçu
Imagem- Canva Pro

Os benefícios do cupuaçu são ótimos, mas ele engorda?

Inserir o cupuaçu em uma dieta balanceada ajuda muito a acelerar seu metabolismo!

O cupuaçu com açaí está sendo cada vez mais uma opção de pré-treino para muitas pessoas, pois a junção desses dois alimentos super nutritivos promove grande saciedade e também auxilia aqueles que desejam controlar seus níveis de colesterol. 

Além disso, a presença de vitaminas antioxidantes também contribuem na queima de calorias e diminuição da gordura corporal. 

Outro ponto importantíssimo que não podemos deixar de comentar é que, graças à presença da Vitamina A, o consumo do cupuaçu pode prevenir a formação de câncer e doenças relacionadas à pele. 

Como consumir o cupuaçu?

Como citado, o cupuaçu é utilizado tanto na elaboração de sobremesas, como em pratos salgados. 

Entretanto, também é possível incorporá-lo em bebidas como sucos, vitaminas e até mesmo em drinks

Na seção Receitas da Amazônia do nosso site, você poderá aprender como fazer um brownie de chocolate com geléia de cupuaçu e um delicioso pudim de cupuaçu que é de dar água na boca. 

Clique agora no link abaixo e conheça todos os nossos produtos dessa super fruta!

árvore-cupuaçu
Árvore Cupuaçu
Imagem- Canva Pro

Posts Relacionados

Uma ideia sobre “Quais os principais benefícios do cupuaçu para a saúde?

  1. flordejambu disse:

    Iracema, no próprio mercado municipal de São Paulo você encontra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *