INGREDIENTES

Modos de Fazer Café: dicas para um café perfeito

modos-de-fazer-café

Você sabia que no mês de Abril é comemorado o Dia Mundial do Café? Em homenagem a esta data, resolvemos falar sobre os diferentes modos de fazer café que existem ao redor do mundo. 

Essa bebida tão popular tem suas origens na África, mais especificamente na região da Etiópia. Seus efeitos energéticos foram tão intrigantes que o café se espalhou por todos os continentes, até chegar às Américas, onde encontrou um clima extremamente favorável para seu cultivo. 

Existem diversos modos preparo e, dependendo do método que você utilizar, o sabor, intensidade e aroma podem mudar. Também já falamos aqui no blog as principais diferenças entre o café arábica e o café robusta amazônico. Não deixe de conferir

Quer aprender diferentes modos de fazer café e desfrutar desta bebida tão aromática e reconfortante? Então, continue a leitura! 

Aprenda 5 modos de fazer café

Coador de Pano

Quem nunca tomou um cafezinho na casa da vó feito em um coador de pano? Se for acompanhado de um pão de queijo ou bolinho, melhor ainda não é mesmo? Esse é um dos modos de fazer café que tem sido passado de geração em geração. 

Embora seja um método antigo, muitas pessoas não o abandonam, pois o coador de pano deixa a bebida com um sabor único. Para que seu café fique ainda mais gostoso, separamos algumas dicas: 

  • Ferva a água em uma chaleira ou bule até que atinja a temperatura ideal, entre 90 e 96 graus Celsius.
  • Pré-aqueça o coador de pano antes de colocar o pó, pois isso ajuda a manter a temperatura.
  • Após colocar o café moído no coador, despeje um pouco de água e deixe descansar por alguns segundos. 
  • Posteriormente, despeje lentamente o restante da água sobre o pó, fazendo movimentos circulares. O objetivo é saturar todo o café.
  • Deixe infusionar por cerca de 4 a 5 minutos e sirva-o.

Essas dicas também valem para o coador de papel, caso você ainda não tenha adquirido o de pano. Lembrando que na Flor de Jambu você pode encontrar o EcoFiltro, que é uma opção muito mais sustentável, e que vai deixar sua bebida com um sabor super especial. 

Prensa Francesa

Prensa Francesa

A Prensa Francesa é outra forma clássica de fazer café. Além de ser super simples, a bebida fica encorpada e com sabor intenso. Isso porque, o pó é infusionado diretamente com a água e, posteriormente, filtrado por um êmbolo de metal. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a preparar sua bebida:

  • Opte por uma moagem média ou grossa, pois o café muito fino pode entupir o filtro e dificultar a extração.
  • Coloque água quente na Prensa Francesa e deixe-a pré-aquecer por alguns minutos.
  • Após adicionar o café e a água, mexa um pouco para garantir que o pó não fique concentrado. 
  • Deixe infusionar por cerca de 4 a 5 minutos, e depois pressione lentamente o êmbolo para baixo até o fundo da presa. 

Se você gosta de um café mais forte com um toque mais amargo, então experimente o Café Apuí Orgânico. Feito na Amazônia por agricultores familiares, este café é a escolha perfeita para o lanche da tarde, acompanhado de um delicioso biscoito de cupuaçu. 

chemex
Chemex

Chemex

Quer preparar seu café de um jeito mais sofisticado? Então, que tal utilizar um Chemex? Com forma de ampulheta, o Chemex é um tipo de jarra de vidro bastante resistente, que precisa de um filtro específico para coar o café. Segue algumas dicas que vão te orientar no preparo: 

  • Dê preferência para uma moagem mais grossa;
  • Coloque o filtro no topo do equipamento, enxaguando-o com água quente para remover quaisquer impurezas ou sabores residuais;
  • Use água filtrada, pois sua qualidade afeta diretamente o sabor.
  • Despeje a água em movimentos circulares, certificando-se de molhar todo o pó uniformemente.
  • Aguarde de 3 a 4 minutos e sirva o café em uma linda xícara de cerâmica marajoara, que conserva por mais tempo a temperatura. 
café-turco
Cezve

Café Turco

Você já ouviu falar em Cafeomancia? Essa é a arte de ler a sorte de alguém por meio das borras de café. A origem deste costume está relacionada com o modo de fazer o Café Turco. 

Para prepará-lo, é necessário um cezve (ou ibrik), que é um tipo de jarra feita de cobre ou latão, com um cabo bastante comprido. Assim como na Prensa Francesa, o pó deve ser misturado diretamente com a água. Confira abaixo algumas dicas: 

  • Dê preferência para a moagem fina, para que o sabor não fique muito amargo;
  • Coloque a quantidade desejada de água no cezve e leve ao fogo médio.
  • Adicione os pó na água quente e mexa delicadamente.
  • Deixe a mistura ferver em fogo baixo por cerca de 1 a 2 minutos, prestando atenção para não deixar ferver demais.
  • Retire o cezve do fogo e aguarde alguns segundos para permitir que o café se acomode no fundo do recipiente.
  • Despeje a bebida em xícaras pequenas e sirva.
moka-italiana
Moka Italiana

Moka Italiana

A Moka Italiana também é uma cafeteira comum em casas brasileiras. Como o próprio nome diz, este utensílio veio da Itália e é ideal para quem aprecia um café mais forte e encorpado. 

Para preparar a bebida, adicione o pó no compartimento do meio da Moka, e a água no compartimento inferior. Em seguida, coloque-a no fogo e aguarde, pois a pressão do vapor da água fará com que o café seja extraído e expelido no compartimento superior. Bastante simples, não é mesmo? 

Se você adora um cafezinho, mas não pode tomar por conta da cafeína, então não deixe de experimentar o Café de Açaí. Além de possuir um sabor bem suave, ele é mais nutritivo do que o tradicional. 

Gostou de todas essas dicas? Então, Conta pra gente nos comentários qual o seu modo de fazer preferido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *